Ministro da Educação afirma que Enem 2025 não será cancelado: 'prevenção e isonomia'

 

Fonte:


O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou em vídeo publicado nas redes sociais na tarde desta sexta-feira (21) que a edição 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não será cancelada. O comunicado veio após a anulação de três questões do teste.

Gabarito oficial do Enem 2025: veja como consultar respostas das provas

Enem 2025: veja quais foram as três questões anuladas após live de universitário

— Queria tranquilizar a cada um de vocês que fizeram a prova. O Enem não será cancelado , declarou o ministro. Camilo Santana aproveitou o comunicado para explicar aos estudantes a decisão do Ministério da Educação (MEC) de anular questões da prova. Assista ao vídeo:

Initial plugin text

Segundo o ministro, os comentários sobre a realização de uma live que divulgou, cinco dias antes da prova, questões similares às que caíram no Enem, foi um "ruído".

Ele frisou que a comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pelo exame, tomou a "decisão técnica" de anular três itens com o objetivo de "prevenção e isonomia, para não prejudicar nenhum aluno". Santana acrescentou que o acontecimento é um "caso de polícia":

— A Polícia Federal já foi acionada e tomará todas as providências com o rigor da lei em relação a esse caso. Eu quero aqui tranquilizar e dizer que o Enem continua, os dois gabaritos já foram divulgados e o resultado será divulgado em janeiro do próximo ano, informou.

A declaração vem em consonância com nota emitida pelo MEC na última terça-feira. "Nenhuma questão foi apresentada tal qual na edição de 2025 do exame. Na divulgação observada nas redes sociais, foram identificadas similaridades pontuais entre os itens", diz o comunicado.