Milhões sem luz, árvores caídas, voos cancelados e até hospital afetado: ventania provoca dia de caos em São Paulo

 

Fonte:


Fortes rajadas de vento que atingem a cidade de São Paulo e a região metropolitana e provocaram queda de energia e estragos nesta quarta-feira (10). Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas, os ventos chegam a 90 km/h.

A prefeitura anunciou o fechamento de todos os parques municipais da capital paulista. A medida, segundo o poder público, está prevista em protocolos de eventos climáticos extremos "e tem como principal objetivo garantir a segurança dos frequentadores".

Segundo o g1, o apagão afetou também o funcionamento do Hospital São Paulo, localizado na Vila Clementino, Zona Sul da cidade. Voos foram cancelados no Aeroporto de Guarulhos e no Aeroporto de Congonhas.

Segundo a Enel, 1,8 milhão de imóveis estão sem luz na região metropolitana, nos dados atualizados às 14h. Na capital 1,1 milhão de clientes enfrentam o problema, o equivalente a 20% da rede.

Os estragos podem ser vistos em diversas ruas da capital. Na Avenida Paulista, a decoração de Natal foi afetada e os ventos derrubaram o boneco inflável do Papai Noel. O Corpo de Bombeiros recebeu, até o momento, 514 chamados para quedas de árvores. Uma árvore caiu no cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua Aurora, na região central.