Metrôs de SP passam a aceitar pagamento por cartão de crédito e débito na catraca

 

Fonte:


A partir desta segunda-feira (1°), passageiros do metrô de São Paulo podem pagar a tarifa diretamente nas catracas com cartões físicos de crédito e débito que funcionem por aproximação. Cartões virtuais em celulares ou smartwatches ainda não estão habilitados para o pagamento nos bloqueios. Em fase de testes, a tecnologia contempla as linhas 1-Azul e 3-Vermelha, mas deve ser estendida ainda em dezembro para as linhas 2-Verde e 15-Prata.

Segundo a gestão municipal, a fase inicial é um projeto-piloto que deve durar seis meses, mas deverá ser prorrogado. Durante o período de testes, será permitido o pagamento de apenas duas passagens, com intervalo de um minuto entre cada cobrança. O cartão só poderá ser utilizado novamente após 30 minutos. O intuito do projeto é avaliar a aceitação dos passageiros e averiguar eventuais ajustes.

Cada estação das linhas 1 e 3 terá ao menos uma catraca exclusiva para pagamento por aproximação. Os bloqueios disponíveis estão sinalizados. Em estações de maior movimento, funcionários estarão disponíveis para orientar os passageiros durante o uso.

O projeto não contempla integração entre metrô e ônibus. Passageiros que necessitam deste benefício devem usar o cartão de transporte tradicional (Bilhete Único ou Top).