'Messi' do beisebol? Saiba quem é Shohei Ohtani, japonês já considerado um dos maiores da história do esporte

 

Fonte:


O astro será o arremessador do Dodgers nesta terça-feira (28) na quarta partida da World Series, a final da liga americana de beisebol. Ele também irá rebater, algo que poucos realizaram na história do esporte. Rebater no beisebol não está entre as tarefas mais fáceis. Arremessar igualmente. Imagina fazer os dois. Extremamente difícil, certo? Agora, imagine ser um dos melhores do mundo nas duas funções. É como ser um craque como goleiro e centroavante.

É isso que o japonês Shohei Ohtani vem realizando desde que estreou profissionalmente. Aos 31 anos e com o maior contrato dos esportes americanos com o Los Angeles Dodgers desde 2024 (o segundo maior do mundo, atrás apenas de Cristiano Ronaldo), ele vem ganhando as atenções da mídia, até mesmo fora da cobertura do beisebol.

Isso porque Ohtani, atuando nos EUA desde 2018 (quando foi do Los Angeles Angels), está construindo números e batendo cada vez mais recordes. Por isso, já é considerado um dos melhores jogadores do esporte em todos os tempos, já sendo comparado ao maior nome, Babe Ruth, que atuou pelo New York Yankees pelos anos 1920 e 1930.

É uma espécie de comparação que alguns realizam entre Messi, com seu sucesso e destaque contemporâneo, e Pelé, considerado maior de todos os tempos.

O astro será o arremessador do Dodgers nesta terça-feira (28) na quarta partida da World Series, a final da liga americana de beisebol. A partida é contra o Toronto Blue Jays e a equipe de Los Angeles pode abrir 3 a 1.

Ele busca repetir o feito recente, que impressionou o mundo inteiro, na final da Liga Nacional, em que o Dodgers ganhou do Milwaukee Brewers por 4 a 0 (era melhor de 7 jogos). Na partida, o japonês, arremessando, eliminou 10 jogadores com strikeouts, não tomou nenhuma corrida (uma espécie de gol, na comparação com o futebol) e ainda fez 3 home runs, o lance máximo do beisebol.

Veja os grandes momentos da atuação:

Nessa segunda-feira (27), Shohei, também na World Series, conseguiu dois home runs e chegou nove vezes em base, um feito impressionante. A partida teve 18 entradas (um jogo natural de beisebol possui nove, ou seja, foi o dobro) e acabou 6 a 5 para o Dodgers. O jogo teve duração de 6 horas e 40 minutos.

Conheça mais de Ohtani

Shohei Ohtani durante partida pelos Dodgers.

Katharine Lotze / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Iniciando a carreira em 2013, no Japão, pelo Hokkaido Fighters, ele já teve um destaque inicial e começou a ser cogitado, desde cedo, para ir até a MLB, a liga de beisebol dos Estados Unidos e a mais famosa no mundo.

No seu país natal, venceu uma vez o campeonato, em 2016.

No ano seguinte é contratado pelo Angels, já ganhando o prêmio de melhor novato da liga em seu primeiro ano. Apesar do longo período nessa franquia (ficou até 2023), nunca chegou a conseguir disputar grandes troféus. Com uma equipe considerada mais abaixo, nunca havia chegado em uma pós-temporada, apesar de sempre aparecer na lista da disputa de MVP - melhor jogador do torneio.

Em 2024, o Dodgers contratou Ohtani de seu rival de cidade. Ele assinou um contrato de 10 anos sob o valor de US$ 700 milhões, ou seja, mais de R$ 3,5 bilhões, se tornando o atleta mais bem pago do mundo.

Logo em seu ano de estreia, na qual já ganhou a World Series em cima do New York Yankees, foi considerado o melhor jogador (MVP) da Liga Nacional.

Como assistir a Dodgers e Blue Jays?

A quarta partida da série começa às 21h (no horário de Brasília) e terá transmissão da ESPN 4.