Mesmo com ano irregular, Botafogo e Fluminense lideram Brasileiro nas últimas dez rodadas; veja retrospecto
Botafogo e Fluminense têm o melhor retrospecto do Brasileirão nas últimas dez rodadas, com 18 pontos conquistados — cinco vitórias, três empates e duas derrotas. Mesmo com eliminações inesperadas nos torneios continentais e trocas no comando técnico ao longo da temporada, os dois times superaram as oscilações, cresceram em um momento crucial e agora concorrem por uma vaga direta na Libertadores.
O alvinegro, inclusive, garantiu a sua terceira participação seguida na competição — fato inédito — após a vitória por 3 a 2 sobre o Grêmio, mas ainda tenta se livrar das fases preliminares. Apesar de não convencer tanto dentro de campo, o time de Davide Ancelotti não sabe o que é perder há sete jogos no Brasileiro e ocupa a quinta colocação com 58 pontos, restando apenas três rodadas para o fim da competição.
Depois da temporada mágica em 2024, com a dobradinha de tÃtulos de Brasileiro e Libertadores, o alvinegro sentiu o adeus de Ãdolos como Luiz Henrique e Igor Jesus e o ambiente conturbado fora de campo por conta da briga judicial entre John Textor, comandante da SAF do clube, e seus sócios da Eagle Football Holdings.
Além disso, houve a demora na busca por um treinador com a saÃda de Artur Jorge no inÃcio do ano e a demissão repentina de Renato Paiva após a eliminação para o Palmeiras nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes. Apesar da desconfiança de boa parte da torcida, Davide pode fechar um ano de altos e baixos com a vaga direta na Libertadores.
ZubeldÃa em alta
Já o Fluminense vive o seu melhor momento sob o comando de Luis ZubeldÃa. Com 100% de aproveitamento como mandante — sete vitórias —, a equipe vem de dois triunfos e dois empates nos duelos com os quatro primeiros colocados do Brasileirão — Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro e Mirassol.
Em sétimo lugar, com 55 pontos, o tricolor pode se classificar à Libertadores se empatar o próximo jogo, contra o São Paulo, na quinta-feira (27), à s 20h30, no Maracanã. Além de ainda sonhar com uma vaga direta no principal torneio continental, o Fluminense pode coroar a temporada com o tÃtulo da Copa do Brasil, em dezembro.
Antes da chegada de ZubeldÃa, o Flu teve mais dois técnicos em 2025. Após livrar a equipe do rebaixamento no Brasileirão do ano passado, Mano Menezes deixou o cargo logo depois da primeira rodada. Já Renato Gaúcho pediu demissão com a eliminação para o Lanús-ARG nas quartas de final da Sul-Americana. O auge de seu trabalho foi a memorável campanha de semifinalista da Copa do Mundo de Clubes.
