Meia do Benfica é condenado a 14 dias de prisão por compartilhar vídeo sexual ilegal de menores
O extremo do Benfica Andreas Schjelderup foi condenado nesta quarta-feira a 14 dias de prisão, com pena suspensa, pelo Tribunal Municipal de Copenhaga, por ter partilhado um vídeo de teor sexual envolvendo menores. O Ministério Público havia pedido 20 dias de prisão efetiva, mas o juiz considerou a punição demasiado severa e optou por uma pena mais branda.
Lleyton Hewitt vence ao lado dtorno às quadras após cinco anos
O que significa pena suspensa?
A pena suspensa é uma condenação em que o réu recebe uma sentença de prisão, mas não precisa cumpri-la imediatamente — ou pode até nunca cumpri-la — desde que não volte a cometer crimes durante um período estipulado pelo tribunal. Na prática, o réu fica sob condição: se não reincidir, a pena não é executada.
Schjelderup entrou em silêncio na sala de audiência, acompanhado do advogado. No depoimento, voltou a admitir culpa e classificou o episódio como “um erro estúpido”.
— Recebi o vídeo no Snapchat como uma piada de mau gosto. Depois reencaminhei para um grupo de quatro amigos e dei continuidade à piada — relatou.
Ele afirmou ter visto apenas os primeiros segundos do vídeo, percebido o teor sexual e apagado o arquivo do grupo e do telemóvel “em menos de um minuto”.
O episódio ocorreu em 2023, quando Schjelderup jogava no Nordsjaelland, da Dinamarca. Ele afirma não saber a idade das pessoas que apareciam no vídeo, que envolvia menores.
Apesar do erro, o jogador diz não ter tido intenção de espalhar o conteúdo nem de causar danos aos envolvidos. Nas últimas semanas, Schjelderup publicou apelos para que conteúdos desse tipo não sejam compartilhados.
— Espero que o meu erro impeça que outros façam o mesmo — afirmou.
