Medalhista olímpico de snowboard morre após ficar preso em avalanche na Suíça
O ex-snowboarder suíço Ueli Kestenholz, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1998, morreu após ser atingido por uma avalanche no vale de Lötschental, no sul do país europeu. A informação foi confirmada pela Federação Suíça de Esqui (Swiss-Ski) nesta terça-feira, 13 de janeiro. Ele tinha 50 anos.
Lenda do esqui desiste de Olimpíadas de inverno após sequência de lesões
Morre Uliana Semenova, ex-pivô de 2,10 metros de altura e pioneira do basquete feminino, aos 73 anos
Segundo a entidade, Kestenholz praticava snowboard com um amigo no último domingo quando foi surpreendido por uma avalanche na encosta leste do vale. “Sua vida foi curta demais”, afirmou a federação em comunicado, acrescentando que a “Swiss-Ski e a comunidade do snowboard estão devastadas”.
O presidente da Swiss-Ski, Peter Barandun, disse que a federação “estende nossas mais profundas condolências à família e aos entes queridos de Ueli”, incluindo os dois filhos do atleta.
Initial plugin text
De acordo com a Polícia Cantonal de Valais, o acidente ocorreu pouco depois do meio-dia. O amigo de Kestenholz, que estava esquiando, conseguiu se colocar em segurança. “O esquiador conseguiu se salvar”, informou a polícia em nota. “Quanto ao snowboarder, ele foi soterrado e foi libertado por seu colega e pela Organização de Resgate Cantonal de Valais (OCVS), com o apoio de três helicópteros da Air Zermatt.”
Gerard Piqué: Ex-zagueiro do Barcelona é perseguido por carro que tocava música de Shakira em volume máximo; vídeo
Após ser resgatado, Kestenholz foi levado a um hospital da região, onde não resistiu aos ferimentos.
Ueli Kestenholz entrou para a história do esporte ao conquistar a medalha de bronze no slalom gigante paralelo na primeira competição olímpica de snowboard, nos Jogos de Nagano, em 1998. Ele também representou a Suíça em outras edições dos Jogos de Inverno e, segundo a federação, “esteve entre os pioneiros na estreia olímpica do snowboard cross em Turim, em 2006”.
Após se aposentar das competições naquele mesmo ano, Kestenholz permaneceu ligado aos esportes ao ar livre. “Ueli não apenas amava o snowboard em todas as suas facetas”, destacou a Swiss-Ski. “Depois de se aposentar do esporte competitivo em 2006, ele permaneceu um atleta profissional de atividades ao ar livre — até o seu último suspiro. Ele era freerider, speedrider, piloto de parapente, kitesurfista, paraquedista, surfista, wingfoiler, mountain biker — um verdadeiro atleta crossover.”
Kestenholz começou a praticar snowboard aos 14 anos e se tornou um dos nomes mais queridos da modalidade na Suíça. Em entrevista ao grupo Tamedia há dois anos, citada pela federação, ele explicou sua paixão pelo esporte: “Eu andava de skate, praticava windsurfe, mas no inverno eu só esquiava, e em dois esquis. O snowboard oferecia a oportunidade de experimentar minha sensação favorita, deslizar de lado, mesmo no inverno.”
