Marina Silva diz que Cúpula do Clima é chance para líderes definirem metas de redução de combustíveis fósseis
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou, durante evento no Instituto Rio Branco, que a Cúpula do Clima de Belém, que será realizada na próxima semana, representa uma oportunidade para que chefes de Estado apresentem metas claras de redução no uso de combustíveis fósseis.
O encontro, considerado uma espécie de pré-COP e previsto para o fim do mês, reunirá 143 delegações, incluindo 57 líderes, entre presidentes e ministros de Estado.
Uma das principais expectativas por parte do governo brasileiro, é o avanço nas negociações sobre o fundo de proteção das florestas. Outro ponto que chama atenção é que, até o momento, Estados Unidos e Argentina ainda não confirmaram presença na COP30.
O presidente da conferência, embaixador André Aranha Corrêa do Lago, disse esperar que ambos os países enviem representantes, embora ainda não se saiba em que nível de decisão. Caso participem, é provável que enviem delegações sem poder efetivo para tratar de temas como financiamento da transição energética e proteção das florestas tropicais.
