Macacos são vistos soltos nos EUA e deixam autoridades e cidadãos perdidos 

 

Fonte:


Um grupo de macacos está à solta pelas ruas na cidade de St. Louis, nos Estados Unidos, e se tornou motivo de alerta para as autoridades e preocupação entre os habitantes. O próprio Departamento de Saúde da cidade admite que não faz ideia de onde os animais surgiram, nem quantos são ao certo, apenas que há mais de um primata circulando livremente perto de um parque da região norte da cidade. 

Céu fica rosa durante nevasca e intriga moradores no Reino Unido

Raros gêmeos de gorila-da-montanha nascem no parque mais antigo da África

O caso veio à tona no dia 9 de janeiro, quando o órgão publicou fotos nas redes sociais alertando a população sobre os macacos andando pela área de North City, nas imediações do O’Fallon Park. Inicialmente, falava-se em quatro animais, mas o número não foi confirmado. Desde então, agentes de controle animal fazem buscas, sem sucesso. 

Segundo Justen Hauser, chefe do setor de saúde ambiental de St. Louis, equipes estão tentando descobrir onde os macacos se escondem e de onde tiram comida. Agências especializadas foram acionadas para capturar os animais com segurança. Até agora, nenhum foi apreendido. 

“Estamos trabalhando para ter uma ideia de onde eles podem estar se escondendo ou procurando comida. E estamos em contato com agências parceiras que são devidamente treinadas e equipadas para capturar esses animais com segurança”, afirmou Hauser. 

O Zoológico de St. Louis identificou os primatas como macacos-vervet, espécie originária da África Subsaariana. Apesar de serem considerados inteligentes e sociáveis, especialistas alertam que eles podem se tornar agressivos quando estão sob estresse. 

Os vervets geralmente vivem em grupos de 10 a 50 indivíduos, chamados de tropas, e são frequentemente vistos como declarações por causa do roubo de alimentos e ataques às plantações. Como resultado, são abatidos em grande quantidade anualmente, utilizando veneno, armadilhas e armas de fogo. 

Nos últimos anos, os macacos passaram a ter valor para pesquisadores, o que levou à captura deles vivos. E a espécie tem uma dieta predominantemente vegetariana, composta por folhas e frutos, mas também consome casca de árvores, flores, frutas, bulbos, raízes e sementes de gramíneas. 

Moradora de St. Louis, Marva Young expressou sua preocupação quanto aos macacos. 

“Eu penso em perigo, porque é um animal selvagem. A gente tem cães, gatos e ratos por aqui, e agora temos que nos preocupar com macacos! Estou com medo, porque agora preciso manter meu cachorro dentro de casa em certos horários, já que não quero que ele seja atacado”, contou a mulher à emissora KSDK. 

E acrescentou que a aparência dos macacos era bastante assustadora, destacando seus dentes e garras afiadas. 

“Certifiquem-se de trancar as portas, porque os macacos estão soltos”, gritou ela para outro vizinho. 

A posse de animais exóticos é proibida em St. Louis, e, após a captura, os macacos devem ser levados para um centro especializado. Autoridades pedem que quem avistar os animais avise para eles imediatamente, de modo a ajudar a localizar o bando.