Lula se hospeda em barco-hotel para COP 30
Um barco da Marinha chegou a ser colocado à disposição do presidente, mas, segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência, o barco alugado "atende às especificações necessárias para receber o presidente e sua equipe, operando como um hotel". O presidente Lula já está hospedado no barco que ficará durante toda a sua estadia em Belém, no Pará, onde segue, nesta segunda-feira (3), mais um dia de visitas a comunidades quilombolas e indígenas, como parte dos compromissos previstos para a pré-COP. É o barco IANA III, alugado por meio da empresa Icotur Transporte e Turismo. Um barco da Marinha chegou a ser colocado à disposição do presidente, mas, segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência, o barco alugado "atende às especificações necessárias para receber o presidente e sua equipe, operando como um hotel".
Em nota, a Secom disse ainda que buscou soluções que fossem adequadas para receber o presidente, cumprindo a legislação vigente, o que inclui segurança, preço e conforto.
O presidente Lula decretou a Garantia da Lei e da Ordem em Belém, no Pará, durante a COP 30. Isso significa que os militares das Forças Armadas, cerca de 7.400 homens, vão atuar diretamente na segurança da capital, em conjunto com as forças locais.
A GLO começou neste domingo (2) e vai até o dia 23 de novembro, e vale também para as cidades com infraestruturas críticas nos municípios de Altamira e de Tucuruí, também no estado. O objetivo da GLO é garantir a segurança dos eventos e dos participantes da Reunião da Cúpula de Líderes e da COP30.
As Forças Armadas realizarão ações no perímetro externo de segurança do Parque da Cidade, em Belém, nas hidrelétricas de Belo Monte e Tucuruí, nos portos e aeroportos, além das subestações de energia e de água da capital. Os militares ainda vão reforçar a segurança nas vias de acesso aos locais de eventos e nas próximas ao aeroporto, além da base aérea.
