Lula presta solidariedade aos afetados por tornado no Paraná

 

Fonte:


Comitiva do governo federal foi enviada ao Paraná. O presidente Lula se manifestou na manhã deste sábado (8) sobre o tornado que deixou seis pessoas mortas no Paraná. Em publicação nas redes sociais, ele expressou profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus bens queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava. Ele também prestou solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas.

Initial plugin text

O presidente anunciou ainda a ida de uma comitiva do governo federal para o estado e disse que seguirá apoiando a população paranaense e prestando todo o auxílio que for necessário.

Tornado no Paraná

O governo do Paraná confirmou, neste sábado (08), a sexta morte causada pelo tornado que atingiu o estado, sendo cinco no município de Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava.

Outras 437 pessoas ficaram feridas, sendo nove em estado grave. A estimativa é que ao menos 10 mil pessoas tenham sido afetadas, segundo a Defesa Civil.

Em Rio Bonito do Iguaçu, casas foram destelhadas, imóveis danificados e postes de energia ficaram no chão. Um hospital de campanha foi montado no município para atender os moradores.

As vítimas confirmadas no município foram três homens com idades de 49, 57 e 83 anos, além de uma mulher de 47 anos e uma adolescente de 14. Já a vítima de Guarapuava é um homem de 53 anos.

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou à CBN que mais de 60 pessoas feridas foram transferidas para hospitais da região, principalmente para Laranjeiras do Sul.

Já o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, afirmou à CBN que o estado pode decretar calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu. Segundo ele, 90% da cidade foi devastada, deixando pelo menos 4 mil pessoas desalojadas.

O governo federal anunciou, durante a madrugada, o envio de ajuda humanitária e de equipes de apoio para a reconstrução das regiões atingidas pelo tornado.

Previsão do tempo

De acordo com o meteorologista da Climatempo César Soares, os ventos tendem a perder força no Paraná ao longo do dia, mas ainda podem superar os 70 km/h em pontos do estado.

As tempestades severas que atingiram o Paraná foram resultados da formação de um ciclone extratropical. Estimativas de radar indicam rajadas entre 150 km/h e 170 km/h durante o evento, informou o especialista.

Apesar do enfraquecimento do sistema, ainda há previsão de chuva pontual em áreas do Paraná, Santa Catarina e no leste do Rio Grande do Sul. No entanto, o cenário mais crítico já ficou para trás, segundo o meteorologista.