Lula envia comitiva liderada por Gleisi Hoffman para cidades atingidas por tornado no Paraná
Secretaria de Educação do Paraná anunciou a suspensão da aplicação do ENEM em Rio Bonito do Iguaçu devido aos danos causados pelo tornado. A comitiva do Governo Federal seguiu para a região atingida pelo tornado no Paraná. Em um avião da Força Aérea Brasileira embarcaram a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, o ministro interino da Saúde, Adriana Massuda, e o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. O grupo se deslocou para Rio Bonito do Iguaçu, área mais afetada.
No mesmo voo também estavam equipes da Defesa Civil especializadas em socorro, ajuda humanitária e reconstrução. De acordo com o governo, a missão é prestar apoio às vítimas e iniciar os procedimentos para recuperação das áreas atingidas em coordenação com as prefeituras, a Secretaria de Relações Institucionais e o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.
O presidente Lula determinou que todo auxílio necessário seja garantido à população. Nas redes sociais, o presidente expressou solidariedade às famílias que perderam entes queridos em Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava e afirmou que o governo seguirá dando suporte às equipes locais envolvidas no resgate e atendimento às vítimas.
Além disso, a Secretaria de Educação do Paraná anunciou a suspensão da aplicação do ENEM em Rio Bonito do Iguaçu devido aos danos causados pelo tornado, que inviabilizam a realização do exame. Segundo o INEP, em situações de força maior, os participantes têm direito à reaplicação em nova data, que será definida após avaliação técnica das condições do município.
Por enquanto, a suspensão vale apenas para Rio Bonito do Iguaçu, mas o INEP e o MEC seguem avaliando se a medida precisará ser estendida a outras cidades.
