Lula e Maduro realizaram ligação em segredo para discutir paz na América do Sul

 

Fonte:


O presidente Lula conversou com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, sobre a paz na América do Sul e no Caribe. A conversa ocorreu a partir de um contato entre o Brasil e a Venezuela e acontece em meio a crise na América do Sul e a tensão com os Estados Unidos que têm intensificado tropas americanas no mar do Caribe para combater o narcotráfico. A ligação entre Lula e Maduro não foi divulgada e só foi confirmada pelo Palácio do Planalto depois de ter sido publicada, nesta quinta-feira (11), pelo jornal O Globo. O governo informou ter sido um contato rápido para tratar do que tem ocorrido no contexto da América do Sul.

Nesta quinta-feira, Lula disse que, ao conversar com o presidente Donald Trump, na semana passada, frisou que o Brasil não quer guerra na América do Sul, que o continente é de paz, e que, em vez de usar armas, é melhor usar palavras e a diplomacia para resolver os conflitos.

O discurso foi feito em Belo Horizonte, na abertura do evento Caravana Federativa. Na ocasião, Lula disse que Trump adota a "lei do mais forte" e age na base de que quem é mais forte determina o que os outros vão fazer. Ele afirmou, ainda, que a democracia do mundo "não está bem", que o mundo "tem pouca liderança mundial" e que há uma fragmentação e uma destruição da democracia, além de uma tentativa de colocar fim ao multilateralismo.

O Brasil tem tentado negociar com os Estados Unidos o conflito com a Venezuela e, em outubro, Lula se ofereceu para mediar um diálogo entre os dois países.