Lula diz que governo não tem problema com Congresso, mas critica Orçamento impositivo
Em meio à tensão com o Congresso deflagrada após a indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que o seu governo não tem nada contra o Legislativo, mas criticou o Orçamento impositivo. Lula participou nesta quinta-feira da sexta reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão.
— Vocês acham que nós, no governo, temos algum problema contra o Congresso Nacional? A gente não tem. Eu sinceramente não concordo com as emendas impositivas. Eu acho que o fato do Congresso Nacional sequestrar 50% do orçamento é um grave erro. Mas você também só vai acabar com isso quando mudar as pessoas que governam e que aprovaram.
Recriado em 2023 com a volta de Lula ao Palácio do Planalto, o órgão é composto por representantes da sociedade civil, é responsável pelo assessoramento do presidente na formulação de políticas públicas e diretrizes de governo.
O evento ocorre no Palácio Itamaraty e terá presença também do vice-presidente Geraldo Alckmin e da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
Serão apresentados os resultados dos trabalhos dos conselheiros e serão assinados decretos, sanções e acordos de cooperação de propostas geradas no âmbito do Conselhão.
Já à tarde, haverá uma série de painéis e mesas temáticas reunirão autoridades e conselheiros para debater caminhos convergentes para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do país.
