Lula discursa na cúpula de lideres da COP30 em Belém
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu nesta quinta-feira a Cúpula dos Chefes de Estado, que reúne líderes globais nos dias que antecedem a COP30. O encontro de lideranças globais marca a última etapa antes do início da conferência do clima na próxima segunda-feira.
Newsletter da COP30: Direto de Belém, a equipe do GLOBO manda notícias da conferência mundial sobre o clima; inscreva-se
Leia mais: Cúpula de líderes começa com aposta brasileira em fundo de florestas, que já enfrenta obstáculos
A maior parte das delegações enviou vice-presidentes, vice-primeiros ministros e ministros. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o o presidente chinês, Xi Jinping, não estão presentes.
Entre os líderes mundiais que se encontram no evento estão o presidente francês Emmanuel Macron, o espanhol Pedro Sánchez, o chileno Gabriel Borić e o colombiano Gustavo Petro, além de Keir Starmer, primeiro-ministro britânico, Luís Montenegro, primeiro-ministro português, e Friedrich Merz, chanceler e primeiro-ministro alemão. Nomes da realeza europeia também figuram entre os convidados, como o príncipe William, que representa o pai, Charles III, e o rei e a rainha da Suécia, Carl XVI Gustaf e Silvia.
A principal aposta de Lula para a COP30 é o recém-lançado Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), que visa obter recursos para preservar esses biomas. O governo que conseguir alavancar o número de adesões ao projeto. Na quarta-feira, o Reino Unido, representado na cúpula pelo príncipe de Gales e o primeiro-ministro, afirmou que não pretender financiar o fundo.
