Lula critica derrubada de vetos em PL do licenciamento ambiental pelo Congresso: 'Eles sabem que estão errados'

 

Fonte:


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a derrubada pelo Congresso de 56 dos 63 vetos presidenciais à Lei Geral do Licenciamento Ambiental e disse que os vetos pretendiam proteger o agronegócio brasileiro. Lula afirma que as pessoas que são contrárias às sugestões do governo feitas ao licenciamento "sabem que estão erradas":

— Nós vetamos para proteger o agronegócio, porque essa mesma gente que vetou, que derrubou meu veto, quando a China parar de comprar soja, quando a Europa parar de comprar soja, quando alguém parar de comprar nossa carne, quando alguém parar de comprar nosso algodão, vão falar comigo. ‘Presidente, fala com o Xi Jinping. Presidente, fala com a União Europeia. Presidente, fala com a Rússia. Presidente, fala com o não sei com quem’. Porque eles sabem que eles estão errados. Eles sabem que nós queremos que a nossa produção seja cada vez maior, mas cada vez mais sustentável e cada vez mais limpa. Eu não quero um mundo limpo para mim — disse.

Em 27 de novembro, o Congresso derrubou 56 vetos presidenciais ao novo marco do licenciamento ambiental, numa vitória expressiva para a bancada ruralista. A decisão restitui ao texto dispositivos que flexibilizam etapas do processo, ampliam modalidades simplificadas, reduzem a participação de órgãos setoriais e restringem exigências previstas em normas anteriores. Para o governo, esses pontos haviam sido vetados por fragilizarem a proteção ambiental; para a Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), tratava-se de uma “modernização necessária” para destravar investimentos. Todos os destaques foram derrubados.