Lula conversa com primeiro-ministro do Canadá e com presidente do México sobre a Venezuela
O presidente Lula conversou com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, na tarde desta quinta-feira, e também com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, sobre a situação na Venezuela. Brasil, Canadá e México repudiaram os ataques contra a soberania venezuelana. No caso de Lula e Cláudia Sheinbaum, os dois rejeitaram qualquer visão que possa implicar na divisão ultrapassada do mundo em zonas de influência. E reiteraram a defesa do multilateralismo, do direito internacional e do livre-comércio. Brasil e México manifestaram interesse em seguir cooperando com a Venezuela em favor da paz, do diálogo e da estabilidade do país e da região. Lula convidou Claudia Sheinbaum para fazer visita ao Brasil, em data a ser negociada entre as chancelarias dos dois países. Os dois concordaram, ainda, em estabelecer cooperação no combate à violência contra a mulher.
No caso da conversa com o Canadá, Lula e o primeiro-ministro condenaram o uso da força sem amparo na Carta das Nações Unidas e no direito internacional. Lula destacou que o destino da Venezuela deve ser decidido soberanamente pelo povo venezuelano e que a América do Sul deve continuar sendo uma zona de paz. O presidente brasileiro e o primeiro-ministro concordaram sobre a necessidade de reforma das instituições de governança global.
O primeiro-ministro Carney aceitou convite do presidente Lula para fazer visita ao Brasil em abril, ocasião em que os dois esperam aprofundar as relações bilaterais e o comércio entre os dois países. Os dois manifestaram forte interesse em avançar de forma acelerada na negociação de um acordo comercial entre o Mercosul e o Canadá.
