Luigi Mangione comparece ao tribunal nesta sexta (9) em audiência crucial antes de julgamento

 

Fonte:


Luigi Mangione deve comparecer ao tribunal federal nos Estados Unidos nesta sexta-feira (9) para uma audiência crucial para impedir que o governo busque a pena de morte contra ele pela acusação de assassinato do CEO da UnitedHealthcare, Brian Thompson, segundo informações da Associated Press.

Mangione se declarou inocente das acusações de homicídio em âmbito federal e também estadual -- que podem resultar em prisão perpétua.

A audiência de hoje, a primeira de Mangione no tribunal federal de Manhattan desde sua acusação formal, deverá abordar a tentativa da defesa de excluir certas provas.

Além disso, os advogados de Mangione argumentam que as autoridades prejudicaram seu caso ao transformar sua prisão, em dezembro de 2024, em um espetáculo "digno de filme da Marvel" e ao declarar publicamente seu desejo de vê-lo executado mesmo antes de ele ser formalmente indiciado. Eles argumentam que a a acusação que permitiu ao governo buscar a pena de morte contra ele deveria ser rejeitada por ser juridicamente falha.

Já os procuradores federais afirmam a acusação de homicídio é legalmente suficiente e que "a publicidade pré-julgamento, mesmo quando intensa", dificilmente configura uma crise constitucional. "Quaisquer preocupações sobre a percepção pública podem ser atenuadas por meio de questionamentos cuidadosos aos potenciais jurados sobre seu conhecimento do caso", escreveram os procuradores em um documento judicial.

A juíza distrital Margaret Garnett afirmou que pretende marcar a data do julgamento ainda hoje.