Lô Borges apresenta melhora na recuperação; músico segue internado em CTI de Belo Horizonte

 

Fonte:


Segundo familiares do artista mineiro, ainda não há previsão de alta. O cantor e compositor Lô Borges apresentou melhora dos parâmetros clínicos nesta quarta-feira e está em processo de recuperação do quadro de intoxicação medicamentosa. A informação foi confirmada pelo irmão do artista, Yé Borges, que afirmou que ele segue internado no CTI de um hospital particular de Belo Horizonte, ainda sem previsão de alta.

Além disso, conforme o boletim médico atualizado, Lô Borges também teve uma noite tranquila, sem intercorrências. Ele está internado há quase 15 dias após apresentar uma reação alérgica por uso de medicamentos. Durante a internação, o artista chegou a apresentar um quadro grave que demandou a necessidade de adoção da traqueostomia para melhorar o conforto e manter a ventilação mecânica.

Conforme o Ministério da Saúde, a traqueostomia é um procedimento cirúrgico que cria uma abertura na traqueia, permitindo a entrada de ar diretamente para os pulmões. Ele é feito quando as vias aéreas superiores estão obstruídas ou quando o paciente precisa de ventilação mecânica prolongada.

Fundador do movimento Clube da Esquina, na década de 1960, em Belo Horizonte, Lô Borges tem várias composições de sucesso ao lado de Milton Nascimento e outros artistas mineiros, que ficaram marcadas na cena da MPB brasileira. Entre elas, "Um Girassol da Cor do Seu Cabelo", "O Trem Azul" e "Paisagem da Janela".

Durante a carreira, são cerca de 14 álbuns lançados, entre eles, o incônico Clube da Esquina, de 1972, assinado pelo artista e Milton Nascimento, que chegou a ser eleito o nono melhor disco de todos os tempos por uma publicação norte-americana, em 2024. Ele também tem parcerias com outros grupos, como Skank e 14 Bis.