Liderança a quatro rodadas do fim encaminha título? Flamengo tenta confirmar tendência que já desafiou

 

Fonte:


O Campeonato Brasileiro vai chegando à reta final, mas a a disputa pelo título segue indefinida. Depois de 34 rodadas concluídas, apenas dois pontos separam o líder Flamengo do vice-líder Palmeiras. O rubro-negro, que recebe o Bragantino, hoje, às 21h30, no Maracanã, tem um duplo histórico a seu favor: de todos os campeões no formado do Brasileirão de pontos com 20 clubes (desde 2006), 17 lideravam após a 34ª rodada. Para ampliar a mística, nas duas vezes em que essa correlação não aconteceu, o próprio Flamengo ficou com o título.

Foi em 2009 e 2020. No primeiro, a histórica arrancada rubro-negra, que coroou a equipe com o título na última rodada, já estava em seus atos finais após a 34ª rodada, quando o São Paulo liderava com 59 pontos e o Palmeiras era vice-líder, com 58. O time carioca tinha 57.

Onze anos depois, o rubro-negro voltou a surpreender numa reta final de campeonato para ficar com o bi. Com a base do time que fez campanha memorável no ano anterior, conquistou o título na última rodada, superando o Internacional, que liderava após a 34ª rodada, com dois pontos a mais que o próprio rubro-negro, vice-líder.

Arrascaeta, que deve voltar hoje, fez parte do elenco campeão de 2020

Guito Moreto

Exceções à parte, o domínio antes das quatro rodadas finais costuma ser decisivo por conta de amplas vantagens construídas, mas não é uma garantia tão simples em outros casos. De todos os campeões que lideravam na 34ª rodada, cinco confirmaram o título apenas no último jogo: Botafogo (2024), Palmeiras (2023), Corinthians (2011), Fluminense (2010), e São Paulo (2008). Destes, quase todos precisaram fazer 10 dos 12 pontos restantes — exceto o Palmeiras de 2023, que fez oito. Num Brasileirão vivendo seus anos mais equilibrados e competitivos, e com o alviverde como um dos times mais efetivos dos últimos anos, Filipe Luís e companhia não podem dar sopa ao azar.

Desfalques à vista

O técnico, aliás, tem dúvidas para a partida de hoje: Pulgar e Saúl estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo, e o zagueiro Léo Ortiz, ainda se recuperando de problema no tornozelo direito, não deve retornar.

Por outro lado, o técnico rubro-negro deve ter a volta de atletas que atuaram na data Fifa e não estiveram em campo na derrota diante do Fluminense, na última rodada: o meia Arrascaeta e os laterais Alex Sandro e Varela. Bruno Henrique, que sentiu dores na coxa esquerda durante o Fla-Flu, não deve ser problema, uma vez que exames não apontaram lesão. O atacante tem apenas fadiga muscular.

O Bragantino vem para a partida em grande fase. Sob o comando do experiente Vagner Mancini desde o fim de outubro, o time do interior paulista se recuperou e foi o único time com 100% de aproveitamento nas últimas três rodadas do Brasileiro. Para a partida, a equipe terá o desfalque do zagueiro Alix Vinícius, pelo terceiro cartão amarelo.