Líder do ranking, Alcaraz elogia ano 'impressionante' de João Fonseca, mas faz ressalva: 'Precisa melhorar a mobilidade'
Carlos Alcaraz e João Fonseca, enfim, se enfrentarão pela primeira vez em um jogo de exibição no Miami Invitational, na Flórida-EUA, no dia 8 de dezembro. De olho no confronto, o número 1 do mundo rasgou elogios sobre a evolução do brasileiro nesta temporada, mas, ao mesmo tempo, apontou que ele precisa melhorar a mobilidade para alçar voos mais altos.
— É um jogador especial e incrível. A potência que ele tem é impressionante, o saque é muito bom, algo que para mim, quando entrei no circuito, era o que mais me custava. O João também tem uma direita brutal. Se eu tivesse que apontar algo a melhorar, seria a mobilidade. Aos poucos ele vai evoluir nesse aspecto e, para mim, continua a ser um jogador especial. No fim, é o primeiro ano dele no circuito e acho que está a fazê-lo muito bem — destacou Alcaraz na coletiva.
Alcaraz e João Fonseca treinam em Wimbledon
Reprodução/Redes sociais
Aos 19 anos, João Fonseca ocupa a 24ª posição, seu melhor ranking da carreira até aqui. Alcaraz definiu o primeiro ano completo do jovem tenista como "impressionante", mas ressaltou a dificuldade de se manter entre os melhores do mundo.
— O que o João fez este ano é realmente impressionante. Chegar ao top 25 no primeiro ano dele no ATP é algo muito impressionante. Se ele vai alcançar o top 3? Isso será enorme para ele, porque uma coisa é alcançar essa posição e outra é mantê-la. Consigo ver o João mudar de nível ao longo dos próximos dois anos. Se ele conseguir dar esse salto, acredito que terá coisas muito importantes e bonitas pela frente, e vamos ver como ele lidará com essa pressão — disse o espanhol.
Após perder para o italiano Jannik Sinner, vice-líder do ranking, no ATP Finals, Alcaraz anunciou, nesta terça-feira, a desistência da Copa Davis por conta de um edema na perna direita. Apesar da lesão, ele acredita que estará recuperado para enfrentar João Fonseca em um dos duelos mais aguardados no mundo do tênis.
