Leticia Spiller volta às novelas em 'Coração acelerado' e solta a voz no sertanejo: 'Ganhei uma heroína fora da curva’
Não é a primeira vez que Leticia Spiller vai surgir na sua telinha de botas, chapéu e microfone na mão, soltando a voz. Há 37 anos, a então Pituxa Pastel integrava o grupo das Paquitas, fieis escudeiras da Rainha dos Baixinhos, cantando e dançando no “Xou da Xuxa”, na TV Globo, e em shows Brasil afora.
Estreante nas novelas da Globo, a goianiense Kamila Amorim, do elenco de ‘Coração acelerado’, é nossa aposta como revelação na TV em 2026
Poderosos do Cerrado! Ana Barroso e Marcos Caruso vivem casal endinheirado em ‘Coração acelerado’
Thomás Aquino volta em ‘Coração acelerado’ e divide a cena com Filipe Bragança após atuar em ‘Vale tudo’
— Foi nessa época que eu fiz as minhas primeiras aulas de canto... Mas nas apresentações a gente dublava por cima de playbacks, depois de gravar as músicas em estúdio. Não tinha tanto mistério em fazer o coro. É diferente de você encabeçar uma música que é sua ou num musical, numa novela ou mesmo no EP de um amigo — compara a “atriz que canta”, como ela mesma se define.
Em “Coração acelerado”, novela que vai ocupar a faixa das 19h da Globo no lugar de “Dona de mim”, a partir do próximo dia 12, Leticia vai reafirmar sua afinação ao interpretar a destemida Janete. Ela é filha de Maria Cecília Garcia (Paula Fernandes), artista que morre num acidente na estrada, ao deixar a fictícia cidade de Bom Retorno atrás do sonho de se tornar uma grande cantora sertaneja. A primogênita herda a vocação da mãe e segue seus passos, para o desgosto do pai, Eliomar Sampaio (Stepan Nercessian), enfrentando o ciúme possessivo do noivo, Alaorzinho (Daniel de Oliveira), e a inveja latente da irmã mais nova, Zilá (Leandra Leal).
— Eu tenho me inspirado muito na Paula Fernandes para criar o jeito da Janete. Quando a conheci pessoalmente, percebi o quanto ela era parecida com a personagem que eu estava construindo, no modo de se expressar e em outras coincidências. Além da Paula, há muitas outras mulheres talentosas que passaram por situações difíceis até alcançarem o sucesso — observa a atriz, convidada pela Canal Extra a “pular etapas” e já surgir num ensaio de fotos encarnando uma grande estrela da música sertaneja, sonho de Janete, com direito a projeções de LED, como as que iluminam os espetáculos de expoentes do gênero na atualidade.
“Coração acelerado” é o “bom retorno” de Leticia às novelas, após um hiato de quase sete anos, desde que viveu a primeira-dama Marilda, de “O sétimo guardião”.
— O convite do Carlinhos (Carlos Araújo, diretor artístico da novela) e o incentivo do Chico Accioly (produtor de elenco) me seduziram para essa volta. Além disso, ganhei uma heroína fora da curva, dona de muita força e também de vulnerabilidades. Para qualquer atriz, é um prato cheio. E ela tem esse nome por causa da rainha dos folhetins, Janete Clair. As autoras (Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento) me revelaram que se trata de uma homenagem — conta.
Letícia Spiller é a Paquita "Pituxa" ou "Pastel" no "Xou da Xuxa" em 1991
Marcos André Pinto / Agência O Globo
Leticia não esconde a empolgação ao descrever seu novo desafio televisivo:
— É uma personagem complexa, que vai do choro ao riso, do drama à alegria. Eu estava com saudade de fazer novela no sentido de ser provocada no meu potencial máximo. Quando a gente é contratada, acaba fazendo muitos trabalhos, mas são raros os que nos tiram da zona de conforto, do eixo, e que nos fazem pensar: “Opa, preciso concentrar toda a minha energia aqui para que dê certo”. Janete é incrível, linda! Eu estou muito feliz.
Assim sendo, “quem canta seus males (realmente) espanta”. Além de performar as nuances de humor e de personalidade de Janete, a atriz de 52 anos tem se empenhado para gravar diversas músicas para a novela:
Leticia Spiller interpreta Janete em "Coração acelerado"
Manoella Mello
— Fiz algumas aulas com a (diretora musical) Cláudia Elizeu. As músicas que eu canto são as sertanejas antigas,bem conhecidas. Tipo “Fio de cabelo”, de Chitãozinho e Xororó, “Não aprendi a dizer adeus”, de Leandro e Leonardo; “Caminhoneiro”, de Roberto Carlos... Em geral, eu chego ao estúdio, gravo, repito e o produtor fala que já está bom. Pergunto: “Tem certeza?”. E ele: “Está lindo, eu só vou dar uma equalizadinha, como é de praxe”. Fico toda boba (risos)!
Além de já ter entoado os versos “é tão bom, bom, bom, bom; quem quer pão, pão, pão, pão?” lá no início da carreira, mais recentemente Leticia passou a soltar a voz como integrante do Coletivo El Camino, um projeto com amigos artistas de diferentes vertentes, além de ter formado um duo com o ex-namorado uruguaio Pablo Vares, de 35 anos.
— A gente mantém essa parceria musical. Pensamos até em fazer um EP com as canções brasileiras que costumávamos interpretar com arranjos mais flamencos. Pode ser que ainda role, não tiramos isso do caminho. Também tem umas que ele compôs e eu criei os vocais. Música é uma arte que me inspira, me move. Gosto muito de cantar, é um prazer! — conta ela.
Leticia Spiller solta a voz como a cantora sertaneja Janete, em "Coração acelerado"
Manoella Mello/Rede Globo/Divulgação
Para embalar a composição de Janete, a atriz se pôs a montar uma playlist só com músicas sertanejas. Tem sucessos que vão de Almir Sater e Renato Teixeira a hits das maiores representantes do Feminejo no Brasil, incluindo a colega de elenco Paula Fernandes, as gêmeas Maiara & Maraisa e, claro, a saudosa Rainha da Sofrência, Marília Mendonça.
— Eu prefiro o sertanejo mais romântico. As mulheres, especialmente, me emocionam demais! Fico louca ouvindo Marília Mendonça, Maiara & Maraísa... Amo, amo, amo! Não poderia dar spoiler, mas na trama eu levo minha filha (Agrado, interpretada na fase adulta por Isadora Cruz) ainda pequenininha ao show da Marília. E lá está tocando “Eu sei de cor”, uma das músicas que mais mexem comigo. Marcou um momento da minha vida pessoal, é uma letra de amor — entrega Leticia, sem entrar em detalhes.
A atriz Leticia Spiller e seu namorado, o empresário português Franclim Mendes da Silva
Reprodução de Instagram
No momento, ela experimenta um relacionamento a distância com o empresário português Franclim Mendes da Silva, com quem foi vista em público no Brasil, pela primeira vez, no carnaval do ano passado.
— Está sendo uma experiência leve. Ele mora em Portugal, e a frequência com que nos encontramos depende da disponibilidade de cada um... No momento, estou muito dedicada ao meu trabalho. Minha energia está toda focada nisso. Então, é bom também ter momentos de solitude. A maturidade traz isso — explica: — Não é que eu esteja fechando a porta para um relacionamento mais próximo do casamento. Casar, para mim, não é assinar papel e entrar de branco na igreja. Nunca me casei assim. Falo em casar no sentido de juntar, morar sob o mesmo teto. Mas eu não sei se quero isso, pelo menos por enquanto. Acho que minha relação ideal é cada um na sua casa, namorando. Porque eu tenho uma filha adolescente (Stella, de 15 anos), gosto de ter a minha privacidade com ela. Por agora, eu só me imagino namorando mesmo.
Janete (Leticia Spiller) e a filha Agrado (Isadora Cruz) em "Coração acelerado"
Manoella Mello/Rede Globo/Divulgação
Assim como acontecerá na história de “Coração acelerado” com Janete e Agrado, mãe e filha, a relação entre Leticia e Stella (fruto da união da atriz com o diretor de fotografia Lucas Loureiro) é de total cumplicidade.
— A gente conversa muito. Ela sabe que pode contar comigo e se abre bastante. Stella tem, digamos, uma personalidade forte (risos). É mais geniosa que o Pedro (Novaes, de 29 anos), definitivamente. Percebi que quando ela nasceu, aguçou a minha feminilidade. Senti bastante essa mudança. Porque eu tive o Pedro muito novinha, eu era uma moleca. E a gente virou meio “brother” — analisa.
Leticia Spiller entre os filhos Stella e Pedro
Reprodução de Instagram
A mãe coruja se diz orgulhosa do homem sensível e talentoso que sua cria (do relacionamento de cinco anos, de 1995 a 2000, com o também ator Marcello Novaes, de 63 anos) se tornou.
— Estou adorando o trabalho dele em “Três Graças”! Não tenho enxergado traços do Pedro, meu filho, ali. É muito legal para um ator saber se transformar a ponto de se tornar outra pessoa em cena. Na época do Beto (protagonista de “Garota do momento”) já existia um pouco isso, mas o personagem era um menino mais bem-resolvido, tinha mais a ver com ele. Agora, o Leonardo é problemático, carente, sofre com a falta de afeto, tem uma família desestruturada... Vale uma terapia ali (risos). É muito distante do Pedro — esmiúça.
Janete (Leticia Spiller) e Eliomar (Stepan Nercessian) em "Coração acelerado"
Manoella Mello/Rede Globo/Divugação
Leticia recebe de Novaes, seu ex-marido e eterno amigo, o bastão da novela das sete. Enquanto ele brilha em “Dona de mim” nos últimos momentos do vilão Jaques, os fãs vibram ao ver o encontro dos dois, junto a Pedro e a Diogo, outro filho do ator, na vinheta de fim de ano da Globo.
— Eu acho divertida essa torcida pelo eterno casal Raí e Babalu (da novela “Quatro por quatro”, de 1994). Depois ainda vieram Vitório e Lenita, em “Sol Nascente” (2016), muitos anos após a nossa separação. Eu e Marcello nos damos muito bem, estamos aí pro que der e vier — afirma.
Pedro Novaes, Leticia Spiller, Diogo Novaes e Marcello Novaes
Reprodução/Instagram
Ao lado da nora, a jornalista Eduarda Villar, de 26 anos — que vem a ser sua assessora de imprensa e acompanhou esta entrevista e a sessão de fotos —, Leticia declara toda a sua sintonia com a moça.
— Só pelo fato de ela trabalhar comigo... Imagina se eu não confiasse plenamente no bom gosto e no profissionalismo dela? A gente é amiga, estou aqui para tudo que ela precisar. Já viajamos junto, e tenho vontade de viajar mais com ela e com o Pedro. Eu adoraria ir para o Peru, por exemplo, conhecer Machu Picchu... Quem sabe a gente faz esse passeio em família? Essa ideia já acelera o meu coração — empolga-se, fazendo um trocadilho com o nome da nova novela das sete.
Créditos
Reportagem e produção executiva: Naiara Andrade (@naieusou)
Fotos: Renata Xavier (@renataxavierfoto)
Assistência de fotografia: Leandro Lucas (@leandrolucasfoto)
Estilo: Paulo Zelenka (@paulozelenka)
Assistência de estilo: Rodrigo Costa (@digao.costa)
Beleza: Ewerton Pacheco (@ewertonpacheco)
Iluminação: Pedro Meirelles (@jpedromeirelles)
Apoio: Suelen Mezzini (@suelenfayal)
Agradecimentos: D-Edge Rio (@dedgeclubrio), Renato Ratier (@ratierdedge) e Edgar Gomes
Initial plugin text
