Lembra dele? Ex-São Paulo, James Rodríguez assina com equipe da MLS até a Copa do Mundo de 2026

 

Fonte:


O astro colombiano James Rodríguez foi apresentado nesta sexta-feira como novo jogador do Minnesota United, da Major League Soccer (MLS). Aos 34 anos, o meia ex-Real Madrid e São Paulo assinou um contrato de curta duração, válido até a disputa da Copa do Mundo da América do Norte, em 2026.

Liga saudita repreende Cristiano Ronaldo: 'Ninguém determina decisões que ultrapassam o âmbito do seu próprio clube'

Bayern de Munique: Clube anuncia renovação de Serge Gnabry até 2028

De acordo com comunicado do clube, o vínculo está garantido apenas até junho de 2026, mês de início do Mundial que será realizado nos Estados Unidos, no México e no Canadá. O Minnesota United, no entanto, terá a opção de estender o contrato até o fim da temporada 2026 da MLS, que se encerra com a final da liga em dezembro.

Initial plugin text

“É verdade que joguei em grandes clubes, mas eu queria esta liga, queria jogar aqui”, afirmou o colombiano durante a apresentação no estádio Allianz Field, em Saint Paul, no estado de Minnesota. “Quando surgiu a oportunidade de estar neste grande clube, tudo foi um pouco lento, mas aconteceu. Fizemos esforços de ambas as partes.”

A chegada de Rodríguez à MLS, cuja temporada começa em 21 de fevereiro, encerra um período de incerteza na Colômbia em relação à falta de ritmo de jogo de seu capitão a menos de cinco meses do Mundial, que será disputado entre 11 de junho e 19 de julho de 2026.

Kanté: Campeão do mundo é recebido por multidão de torcedores do Fenerbahçe em Istambul; veja vídeo

O futuro do meia vinha cercado de dúvidas desde sua saída do Club León, do México, em novembro do ano passado, após não renovar contrato e ver o time ficar fora dos playoffs da liga. Pelo clube mexicano, James marcou cinco gols e deu nove assistências em 34 partidas ao longo de 2025, ano em que liderou a seleção colombiana na classificação para a Copa do Mundo.

Galerias Relacionadas

Desde sua saída do León, o jogador foi associado pela imprensa a clubes da Argentina, do Brasil, da Colômbia e dos Estados Unidos, até acertar com o Minnesota United, fundado em 2017 e que nunca conquistou o título da MLS.

A contratação de James Rodríguez representa mais um movimento de impacto da liga norte-americana, que nos últimos anos passou a atrair estrelas consagradas do futebol mundial, como Lionel Messi, Luis Suárez, Thomas Müller e Son Heung-min.

A chegada do camisa 10 pode impulsionar o desempenho dos chamados Loons, uma franquia sem grandes nomes no elenco, que na última temporada caiu na semifinal da Conferência Oeste diante do estreante San Diego FC. Antes disso, porém, Rodríguez terá de provar que está em plenas condições físicas, após uma sequência de problemas médicos que prejudicaram sua carreira nos últimos anos.

Desde que deixou a elite do futebol europeu, em 2021 — período em que defendeu Real Madrid, Bayern de Munique e Everton —, o meia canhoto teve passagens sem grande destaque por São Paulo, Rayo Vallecano, Olympiacos e Al-Rayyan.

O rendimento irregular nos clubes contrasta com o bom desempenho pela seleção colombiana, da qual é titular absoluto e o segundo maior artilheiro da história, com 31 gols. Sua ida para a crescente competição norte-americana é vista como um alívio para o técnico da Colômbia, o argentino Néstor Lorenzo, que deposita no talento do capitão a esperança de liderar a equipe, ao lado de Luis Díaz, no retorno do país a uma Copa do Mundo, após a ausência no Catar, em 2022.