Kim Jong-un inaugura resort de luxo em região montanhosa na Coreia do Norte

 

Fonte:


O líder norte-coreano Kim Jong-un inaugurou um complexo turístico de montanha descrito como luxuoso, com espaços de lazer, restaurantes e jacuzzis, comunicou nesta terça-feira a imprensa estatal do país.

Teste seus conhecimentos: Você sabe tudo o que de mais importante aconteceu no mundo em 2025?

15 mortos: Veja o que se sabe sobre os autores do ataque terrorista contra comunidade judaica na Austrália

Segundo a agência oficial de notícias KCNA, o novo resort de Samjiyon, localizado em uma região montanhosa no norte da Coreia do Norte, funcionará como um "atrativo complexo turístico de montanha e local de lazer para o povo".

Durante a visita, Kim percorreu "os quartos dos hotéis, os acolhedores espaços de lazer e as instalações comerciais e de restaurantes públicos", informou a agência.

Imagens divulgadas pela mídia estatal mostram o líder acompanhado da filha — identificada por analistas como Ju-ae e apontada como possível sucessora — enquanto visitava as instalações, incluindo a inspeção da firmeza das camas dos hotéis.

Kim Jong-un e a filha, Ju-ae

STR/KCNA VIA KNS/AFP

Kim apresentou o complexo como "uma prova clara do ideal de constante crescimento" do país e "do potencial de desenvolvimento" do Estado.

A imprensa oficial destacou ainda que as novas instalações demonstram que o povo norte-coreano é o "mais digno" e que "não tem nada a invejar no resto do mundo".

Samjiyon ocupa um lugar central na propaganda do regime por estar próxima ao monte Paektu, o ponto mais alto da península coreana e local onde, segundo a versão oficial, nasceu Kim Jong Il, pai do atual líder.

Historiadores, no entanto, afirmam que Kim Jong Il nasceu na antiga União Soviética.