Japonês de 16 anos faz pontuação mais alta do skate park no STU Rio; Augusto Akio e Pedro Barros também se destacam

 

Fonte:


Um atleta do outro lado do mundo foi o centro das atenções no primeiro dia do skate park da etapa do Rio de Janeiro do STU. A Praça do Ó, na Barra da Tijuca, foi palco de grandes manobras de Issei Sakurai, japonês de apenas 16 anos. Com 85.70 pontos, o jovem obteve a maior nota da primeira fase masculina de sua categoria, classificando-se diretamente às semifinais. Grandes nomes brasileiros, Augusto Akio e Pedro Barros também brilharam em suas voltas e garantiram vaga para a próxima etapa do torneio.

Vestindo uma camisa da seleção brasileira, Sakurai atraiu olhares do público, que o recebeu muito bem. O skatista mostrou que veio para brigar pelo campeonato logo nas passagens de teste da pista, já executando movimentos elogiados pela plateia. Mas foi nas voltas competitivas que o menino deu um show, realizando diferentes variações de 540°. As apresentações impecáveis levaram Issei ao topo ranking da primeira fase do park.

Issei Sakurai durante o STU Rio

Amanda Rosa

Foram 24 atletas ao todo no park masculino, divididos em seis baterias. Cada skatista teve direito a três voltas de 45 segundos, com somente a melhor sendo considerada para a nota final. Os primeiros colocado das baterias avançam para a semifinal e os segundos e terceiros colocados de cada grupo disputam uma repescagem, que acontece na sexta-feira. Além das segundas fases do street e do park, amanhã também se iniciam as primeiras etapas femininas de ambas as modalidades.

Augusto Akio, medalhista olímpico de bronze em Paris-2024, faturou o segundo lugar geral da etapa inicial, apenas décimos atrás de Issei, com 85.01 pontos. O Brasileiro de 24 anos contou com uma salva de aplausos calorosa ao entrar na pista e devolveu a simpatia fazendo malabarismo com bastões, sua marca. Apesar do entusiasmo, Akio caiu nas duas primeiras voltas, anuladas pela terceira, impecável e muito comemorada pelos amigos do curitibano.

Augusto Akio encanta o público do STU Rio

Amanda Rosa

Campeão mundial oito vezes e medalhista de prata em Tóquio-2020, Pedro Barros também fez bonito. O skatista entregou o melhor do seu conhecido estilo ousado, “voando alto” sobre a pista. O catarinense de 30 anos fez 83.29 pontos e também foi direto para a penúltima fase da competição.

Confira a classificação geral do park no Pro Tour Rio:

Classificação do park masculino no STU Rio

Amanda Rosa