Itália enfrentará Irlanda do Norte em repescagem da Europa para a Copa do Mundo de 2026; confira todos os confrontos

 

Fonte:


A Copa do Mundo de 2026 já conta com 42 de seus 48 participantes. As seis seleções que faltam serão definidas por duas repescagens distintas: quatro vagas para europeus e duas para disputas mundiais. Os sorteios para os confrontos no velho continente e mundial ocorreram na manhã desta quinta-feira, em Zurique, na Suíça. A tetracampeã mundial Itália, que perdeu a vaga direta nas Eliminatórias, enfrentará a Irlanda do Norte e o vencedor do confronto entre País de Gales e Bósnia para voltar ao torneio que não compete desde 2014.

Quando começa a Copa do Mundo: confira data

Copa do Mundo 2026: veja as seleções classificadas até o momento

Ao todo, 12 países europeus já foram garantidos diretamente no Mundial, ao terminarem as eliminatórias como líderes dos seus respectivos grupos. Mas 16 seleções ainda seguem na briga para carimbarem os seus passaporte via repescagem. Além da Itália, a Suécia, Polônia e a Eslováquia estão no bolo.

A Irlanda, que se classificou para a repescagem em uma vitória emocionante contra a Hungria (3 a 2) nos acréscismo, e que fez o país entrar em festa, agora conta com uma nova grande atuação para passar pela favorita República Tcheca e o vencedor entre Dinamarca e Macedônia do Norte para se classificar ao torneio mundial pela chave D.

Confira confrontos da repescagem europeia

Chave A

Semifinal 1: Itália x Irlanda do Norte

Semifinal 2: País de Gales x Bósnia

Chave B

Semifinal 3: Ucrânia x Suécia

Semifinal 4: Polônia x Albânia

Chave C

Semifinal 5:Turquia x Romênia

Semifinal 6: Eslováquia x Kosovo

Chave D

Semifinal 7: Dinamarca x Macedônia do Norte

Semifinal 8: República Tcheca x Irlanda

Mandos de campo na final

Chave A: Semifinal 2 (casa)x Semifinal 1 (fora)

Chave B: Semifinal 3 (casa) x Semifinal 4 (fora)

Chave C: Semifinal 6 (casa)x semifinal 5 (fora)

Chave D: Semifinal 8 (casa) x semifinal 7 (fora)

Como ocorre a repescagem europeia

Além dos segundos colocados das Eliminatórias, também entram os quatro melhores vencedores de grupos da Liga das Nações 2024/25, que não se classificaram em primeiro ou segundo nos grupos das eliminatórias.

As 16 seleções são divididas em quatro chaves (de A a D), com oito semifinais em disputa. As equipes que vencerem as semifinais disputarão as quatro finais, que valerão as vagas na Copa do Mundo de 2026.

Um time de cada pote é colocado em uma respectiva chave: A, B, C e D. As 12 seleções classificadas pelas eliminatórias ficam nos três primeiros potes, seguindo o ranking da Fifa. Já o último pote é composto por seleções da Liga das Nações: Suécia, Romênia e Irlanda do Norte.

Nas semifinais de cada chave, o time do pote 1 irá enfrentar um time do pote 4 em jogo único. Os times dos potes 2 e 3 vão se enfrentar no outro lado. Os times do pote 1 e 2 jogarão em casa.

A repescagem da Europa para a Copa do Mundo ocorrerá nos dias 26 e 31 de março de 2026.

Repescagem Mundial

Na repescagem mundial apenas duas equipes poderão se classificar para o Mundial. As vagas serão disputadas por seis equipes: Nova Caledônia (Oceania), Bolívia (América do Sul), República Democrática do Congo (África), Iraque (Ásia), Jamaica e Suriname, ambas da América do Norte (continente sede do torneio).

Semifinais

Pote 1

Nova Caledônia x Jamaica

Pote 2

- Bolívia x Suriname

Final

Pote 1

República Democrática do Congo x vencedor de duelo entre Nova Caledônia e Jamaica

Pote 2

Iraque x vencedor de duelo entre Bolívia e Suriname

Como ocorre a repescagem mundial

O sorteio é formado com os dois times mais bem colocados no ranking da Fifa entre os participantes — Congo e Iraque, segundo a atualização de novembro — na final.

Já as outras quatro seleções, se enfrentam em duas semifinais. Os vencedores das finais garantem vaga na Copa de 2026.

Há apenas uma restrição: Jamaica e Suriname não podem se enfrentar nas semifinais por serem da mesma confederação.

Copa do Mundo

A partida de abertura da Copa do Mundo de 2026 será no dia 11 de junho, no estádio Azteca, na Cidade do México, em partida com os donos da casa. Já a final será no dia 19 de julho, no Met Life Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. O sorteio da Copa acontece no dia 5 de dezembro, em Washington.