Inundações na Indonésia ameaçam sobrevivência de raríssima espécie de orangotango, alertam pesquisadores

 

Fonte:


Um grupo de pesquisadores alertou, nesta sexta-feira, que as inundações ocorridas na Indonésia podem ter consequências graves para uma espécie de orangotango já à beira da extinção na ilha de Sumatra.

Desde o fim de novembro, o noroeste da ilha foi atingido por enchentes devastadoras que deixaram quase mil mortos e mais de 220 desaparecidos, segundo dados divulgados na quinta-feira pelas autoridades.

Em Sumatra vive uma espécie extremamente rara de orangotango, o orangotango-de-Tapanuli, descrita pela primeira vez em 2017 e atualmente representada por menos de 800 indivíduos em estado selvagem.

Os pesquisadores analisaram imagens de satélite dos danos causados pelas enchentes, especialmente em uma das três áreas da ilha que abrigava 581 primatas da espécie.

Em seguida, redigiram um artigo — ainda em versão preliminar e ao qual a AFP teve acesso — no qual os especialistas chegam a comparar as inundações com uma "perturbação em um nível capaz de provocar a extinção" dos orangotangos de Tapanuli.

Mais de 400 pessoas continuam desaparecidas na Indonésia

YT HARIONO / AFP

O estudo ainda está em fase inicial: deve ser pré-publicado nos próximos dias e não passou por revisão de pares.

— Achamos que entre 6% e 11% dos orangotangos [que vivem lá] provavelmente morreram — disse à AFP o biólogo Erik Meijaard, que destacou a vulnerabilidade da espécie.

Segundo os pesquisadores, um orangotango morto já foi encontrado na região, e há temor de que lama, troncos e enxurradas tenham arrastado tanto os animais quanto seus habitats e fontes de alimento. Estima-se que quase 9% da área estudada tenha sido destruída.

Estudos científicos apontam que as mudanças climáticas intensificam episódios de chuva, uma vez que a atmosfera mais quente retém maior quantidade de umidade. Além disso, o aumento da temperatura dos oceanos tende a agravar tempestades.

Ecologistas, especialistas e o governo indonésio também apontam o desmatamento como um dos fatores que contribuíram para as enchentes repentinas e os deslizamentos de terra em Sumatra.