Internado há dez dias, Lô Borges passa por traqueostomia
Hospitalizado após um quadro de intoxicação por medicamentos, o cantor e compositor Lô Borges tem quadro é grave, mas estável. Não há previsão de alta. O cantor e compositor mineiro Lô Borges precisou passar por uma traqueostomia para melhorar o conforto e manter a ventilação mecânica. A informação foi confirmada à CBN pelo irmão Yé Borges, que é quem acompanha o artista na internação. Segundo o familiar, o músico completou 10 dias internado na UTI de um hospital particular de Belo Horizonte e o quadro é grave, mas estável.
Conforme o Ministério da Saúde, a traqueostomia é um procedimento cirúrgico que cria uma abertura na traqueia, permitindo a entrada de ar diretamente para os pulmões. Ele é feito quando as vias aéreas superiores estão obstruídas ou quando o paciente precisa de ventilação mecânica prolongada.
Lô Borges precisou ser hospitalizado após apresentar uma intoxicação por medicamentos, uma vez que, segundo a família, o músico é alérgico. Não há previsão de alta.
Fundador do movimento Clube da Esquina, na década de 1960, em Belo Horizonte, Lô Borges tem várias composições de sucesso ao lado de Milton Nascimento e outros artistas mineiros, que ficaram marcadas na cena da MPB brasileira. Entre elas, "Um Girassol da Cor do Seu Cabelo", "O Trem Azul" e "Paisagem da Janela".
Durante a carreira, são cerca de 14 álbuns lançados, entre eles, o incônico Clube da Esquina, de 1972, assinado pelo artista e Milton Nascimento, que chegou a ser eleito o nono melhor disco de todos os tempos por uma publicação norte-americana, em 2024. Ele também tem parcerias com outros grupos, como Skank e 14 Bis.
