Intercolegial 2025 termina com Santa Mônica e Pedro II vitoriosos no vôlei de praia
Com o espírito esportivo acirrado em um dia de intenso calor, as competições do Intercolegial se encerraram na tarde deste domingo (30), no Sesc Nova Iguaçu, com as disputas decisivas do vôlei de praia masculino sub-18. Na véspera, foi dia das finais femininas. A tradicional competição estudantil é realizada pelo jornal O GLOBO, com apresentação do Sesc-RJ e apoio da Caixa.
Saúde: Quando crianças e adolescentes podem começar na academia? Afeta o crescimento? Especialistas respondem
Cuidado especial: Como conciliar o esporte e os primeiros ciclos menstruais?
A medalha de ouro da disputa masculina ficou com a dupla do Santa Mônica Rede de Ensino, Ryan Carlantonio, de 17 anos, e Luan Pimentel, de 18 anos. Eles superaram, na grande final, a dupla do Luz de Saber, João Vitor Vieira e Matheus de Lima, de 17 e 16 anos, respectivamente.
Ryan levou o bicampeonato para casa — mas ele quer mais no ano que vem, quando concluirá o ensino médio.
— Essa vitória é fruto de um comprometimento e de uma responsabilidade que a gente aprende a ter para representar nossa escola nas competições. O tricampeonato, no ano que vem, é com Deus, mas o esforço para mais essa conquista a gente vai colocar na quadra. Agora é comemorar, porque ganhar nesse calor foi bem difícil — revela o jovem.
O parceiro na medalha de ouro, Luan, concordou com o colega: os maiores desafios do dia foram o calor e o vento, que mudava a trajetória da bola nos lances mais decisivos do jogo.
A partida, inclusive, foi bem disputada. Embora tenha vencido por 2 sets a 0, o Santa Mônica Rede de Ensino precisou correr atrás na segunda etapa. Eles estavam empatados em 13 a 13 até ultrapassarem definitivamente o Luz de Saber. Final: 18 a 13 no segundo set para o Santa Mônica.
A dupla feminina do Pedro II garantiu o tricampeonato
Lana Costa
Pedro II garante tricampeonato
No feminino, disputado na véspera, o Pedro II garantiu a medalha de ouro na modalidade. Aurora Mendonça e Juliana Cruz, que fazem dupla há cerca de três anos, confirmaram o favoritismo e levaram o tricampeonato da competição. Elas venceram a dupla do Luiz de Camões na grande final do sub-18 feminino por 2 sets a 1, com placares de 18 a 11 no primeiro set e no segundo.
— É uma dupla experiente, elas jogam juntas há três anos e em outras competições também. São muito afinadinhas. E o Pedro II tem essa tradição no vôlei e no vôlei de praia — conta a treinadora da dupla, Ana Paula Pimenta.
Encerramento
A cerimônia de encerramento do Intercolegial 2025 será realizada na quarta-feira, no auditório da Editora Globo, no Centro do Rio. O evento é voltado para diretores e professores das escolas participantes. A recepção começa às 14h, com um café de boas-vindas, seguido da abertura oficial e da exibição de um vídeo com os melhores momentos da competição.
A programação inclui discursos de representantes de instituições parceiras. As premiações ocupam a segunda metade da tarde e serão feitas em etapas, com sessões de fotos oficiais. Às 16h, começam as entregas dos troféus do InterSolidário, seguidas, às 16h40, pela premiação do Senac Rio Summit, que inclui um cheque de R$ 5 mil. Depois vêm os vencedores das categorias Jovem e Livre; e, por fim, às 17h10, a premiação da Classificação Geral.
