
Instagram não escuta suas conversas pelo microfone do celular, diz chefe da rede

O chefe do Instagram, Adam Mosseri, veio a público para informar que a rede social não escuta as suas conversas pelo microfone do celular para mostrar anúncios. Em vídeo no próprio perfil, Mosseri reiterou que isso não acontece e quis “acabar com o mito”. Como encontrar amigos do Facebook no Instagram Como era a primeira versão do Instagram? Relembre o início do app Essa é uma dúvida comum entre usuários, visto que em alguns momentos Facebook e Instagram parecem “ler a mente” das pessoas e sugerir conteúdos que vão de acordo com as conversas. A Meta (então Facebook) nega a prática há muitos anos. “Nós não escutamos você. Nós não usamos o microfone para escutar você”, comentou Mosseri. O executivo ainda disse que a medida seria “uma violação grave de privacidade” e acabaria com a bateria do celular. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Adam Mosseri (@mosseri) De acordo com o chefe da plataforma, os anúncios do Instagram são precisos porque o usuário pode ter interagido com algum conteúdo sobre o tema ou pesquisado por itens parecidos na internet (os sites podem oferecer informações através dos cookies). Além disso, as recomendações podem surgir com base no que os amigos ou pessoas com interesses parecidos também gostam. Como saber que o microfone do celular está sendo usado? Os sistemas atuais dos celulares indicam quando o microfone ou a câmera estão em uso. Primeiro, você precisa habilitar o acesso ao componente pelo aplicativo — se o Instagram pede e você recusa, não há como o app ter acesso ao seu áudio. Ao gravar uma mensagem ou participar de uma ligação, o Android e o iOS mostram um pequeno ícone no topo da tela para sinalizar o uso do microfone. A mesma coisa acontece com um ponto colorido para indicar que a câmera está aberta. Conversas com a IA serão usadas para anúncios Enquanto a empresa não ouve suas conversas com outras pessoas, vale destacar que a Meta vai recomendar conteúdos e anúncios com base nas suas interações com o assistente Meta AI. Portanto, ao fazer prompts sobre um tema específico (viajar para Maceió, por exemplo), os algoritmos no Facebook e no Instagram podem sugerir posts relacionados. A medida entra em vigor a partir de 16 de dezembro deste ano. Até lá, a Meta vai avisar todos os usuários sobre a mudança com notificações e alertas por e-mail. Leia também: 95% dos universitários brasileiros usam Instagram diariamente, revela pesquisa Não quer mostrar os vídeos do Instagram que você curtiu na aba Amigos? Veja como Não quer que seus posts do Instagram apareçam no Google? Veja como impedir VÍDEO: ninguém precisa saber o que você curte no Instagram Leia a matéria no Canaltech.