INSS faz mutirão com ao menos 19 mil perícias neste fim de semana
O INSS realiza neste fim de semana um mutirão em 92 agências da Previdência Social de várias regiões do país. Ao todo estarão abertas quase 19 mil vagas vagas para perícia médica e avaliação social de pessoas que aguardam o Benefício de Prestação Continuada ou auxílio‑doença.
A ação tem como objetivo reduzir a fila de espera para quem depende da análise do INSS. Esta fila atingiu em novembro o patamar mais alto já registrado na história. São quase 3 milhões de pedidos de aposentadorias, pensões e benefícios por incapacidade que aguardam análise.
Até esta sexta, das 19 mil vagas abertas na força-tarefa, 13 mil já estavam agendadas e cerca de seis mil vagas ainda estavam em aberto. Quem quiser antecipar as perícias pode entrar em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, ou acessar o serviço Meu INSS, tanto no aplicativo para celular quanto no site.
Neste fim de semana, algumas localidades vão fazer os atendimentos de forma presencial e outras via teleatendimento, por meio da Perícia Conectada - uma modalidade de atendimento remoto que amplia o acesso da população especialmente em regiões com escassez de profissionais peritos.
Os mutirões são realizados de forma conjunta entre a Perícia Médica Federal e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e visa garantir mais agilidade na análise dos benefícios. A iniciativa integra o esforço contínuo para reduzir a fila de espera e otimizar o atendimento à população.
Em Brasília, onde a fila de espera é de 22 mil pessoas, foram abertas cerca de 500 para este mutirão. Os atendimentos são realizados nas Agências da Previdência Social de Taguatinga e Planaltina – apenas para quem solicita o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Benefício por Incapacidade Temporária (antigo auxílio-doença).
