Incêndios florestais ameaçam localidades rurais na Austrália, e autoridades ordenam toque de recolher; vídeos
Incêndios florestais ameaçam nesta sexta-feira dezenas de localidades rurais do sudeste de Austrália, informaram os bombeiros, enquanto fortes ventos alimentam condições “catastróficas” no campo, completamente árido pela seca.
A previsão é de que as temperaturas ultrapassem 40°C devido à onda de calor que atinge a região, criem condições meteorológicas favoráveis aos incêndios florestais mais perigosos no país desde os registradas no verão de 2019.
Initial plugin text
Initial plugin text
Entenda: Onda de calor extrema coloca partes da Austrália sob risco ‘catastrófico’ de incêndios
As autoridades instaram dezenas de vilarejos rurais do estado de Victoria a evacuar enquanto ainda era possível.
- Se não saírem agora, podem perder a vida - disse aos jornalistas o comissário de Gestão de Emergências, Tim Wiebusch.
Há temor de que rajadas de vento superiores a 100km/h obriguem os aviões de combate às chamas a pousar temporariamente, dificultando os esforços para conter cerca de 30 incêndios diferentes, afirmou o funcionário.
O chefe da Autoridade de Incêndios Rurais, Jason Heffernan, acrescentou que o perigo de incêndio é “catastrófico”, a classificação mais grave possível.
- Os habitantes de Victoria devem se preparar para mais perdas materiais ou até algo pior. Hoje será um dia bastante intenso para os bombeiros, as autoridades de combate a incêndios e as comunidades - advertiu.
Inundações atingem o interior de Austrália e dizimam rebanhos de gado
Aquecimento do clima acelera mortalidade de árvores na Austrália, diz estudo
A polícia informou que três pessoas, entre elas uma criança, estavam desaparecidas em um dos piores focos de incêndio do estado.
Um dos incêndios mais destrutivos já devastou cerca de 28 mil hectares perto da cidade de Longwood, a cerca de 150 quilômetros ao norte de Melbourne, capital de Victoria.
- Algumas propriedades ficaram sem nada - assegurou o capitão de bombeiros, George Noye. - Perderam seus meios de subsistência, perderam seus galpões de tosquia, seu gado, é absolutamente devastador - declarou à emissora nacional ABC.
Os piores incêndios florestais afetaram até agora áreas rurais pouco povoadas, onde as localidades podem ter no máximo algumas centenas de habitantes.
Milhões de pessoas nos dois estados mais populosos de Austrália, Victoria e Nova Gales do Sul, sofrem com a onda de calor, incluindo as principais cidades, Sydney e Melbourne.
