Incêndio em fábrica de algodão no Texas força evacuação de moradores e destrói casas; vídeo
Um incêndio em uma fábrica de algodão ao norte de Corpus Christi, no Texas, mobilizou um grande contingente de equipes de emergência nesta quarta-feira (29) e provocou a evacuação de residências em quase uma dúzia de ruas próximas, informaram as autoridades locais.
Pelo menos quatro corporações de bombeiros combateram as chamas, inclusive lançando retardante de fogo por via aérea, enquanto ventos fortes espalhavam o fogo. O incêndio começou na Gregory Gin Company, segundo informou a cidade de Gregory, no Texas, em publicação nas redes sociais.
Não houve relatos de feridos, mas duas casas foram destruídas, afirmou o vereador Aaron Boyes. Gregory é uma cidade de cerca de 1.740 habitantes, localizada a aproximadamente 21 quilômetros a nordeste de Corpus Christi.
Ordens de evacuação e interrupção do gás
De acordo com o Gabinete de Gestão de Emergências do Condado de San Patricio, os moradores de 11 ruas na zona norte da cidade foram submetidos a ordens de evacuação obrigatória. Um centro comunitário foi aberto para abrigar as famílias deslocadas, informaram as autoridades.
O fornecimento de gás natural também foi interrompido na região, segundo o governo municipal. A causa do incêndio ainda não foi determinada, informou Heather Gonzales, do Serviço Florestal da Texas A&M.
“Os danos serão avaliados com mais detalhes assim que a visibilidade melhorar”, disse Gonzales, acrescentando que a extensão total dos prejuízos deve ser conhecida na manhã de quinta-feira.
Chamas vistas por satélite e declaração de desastre
Imagens de satélite mostraram a fumaça densa provocada pelo incêndio, de acordo com uma publicação do Serviço Nacional de Meteorologia em Corpus Christi.
Ainda não está claro quando o fogo começou, mas o primeiro alerta público da cidade de Gregory foi divulgado pouco depois das 14h. Por volta das 19h, cerca de 15 acres estavam em chamas, e o incêndio estava 50% contido, segundo o Serviço Florestal da Texas A&M.
David Krebs, principal autoridade eleita do Condado de San Patricio, assinou uma declaração de desastre na quarta-feira, o que permite ao condado buscar assistência federal e estadual.
A empresa Gregory Gin Company não respondeu imediatamente a pedidos de informações sobre o incidente.
Autoridades e bombeiros seguem no local
Equipes do condado, da cidade e do estado atuavam no combate ao incêndio, com apoio da Divisão de Gerenciamento de Emergências do Texas.
Segundo o Corpo de Bombeiros Voluntários de Taft, os bombeiros já haviam sido chamados na noite de terça-feira para conter um princípio de incêndio na mesma usina. Funcionários monitoravam o local para detectar possíveis “grandes focos de fogo”, informou o departamento.
Na quarta-feira, a Divisão de Gerenciamento de Emergências do Texas alertou para o risco elevado de incêndios no sul do estado, em razão dos ventos fortes e do ar seco. Um alerta vermelho foi emitido para toda a região, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia.
O senador estadual Adam Hinojosa, cujo distrito abrange todo o condado de San Patricio, compartilhou fotos nas redes sociais mostrando a fumaça sobre uma rodovia e disse que seu gabinete está em contato com as autoridades locais.
“Por favor, juntem-se a nós em oração por todos os afetados e pela segurança de nossos socorristas”, escreveu ele.
