
Honda WR-V retorna após 4 anos para tirar o sono do T-Cross

O Honda WR-V foi descontinuado no Brasil em 2022, mas, após um hiato de quase 4 anos, está de volta com uma missão: se tornar o “1º SUV do jovem brasileiro”. A ideia da marca é conquistar um espaço que, até bem pouco tempo, era ocupado pelo antigo líder de vendas do segmento, o Volkswagen T-Cross. Como Ayrton Senna ajudou a criar o icônico Honda NSX? Por que carro japonês é tão confiável? A reportagem do CT Auto esteve presente ao evento de lançamento oficial do modelo e constatou que o Honda WR-V, literalmente, “cresceu e apareceu”. Não à toa, a linha 2026, que antes de chegar ao Brasil foi lançada em outros mercados, tem o nome Elevate na Índia, em alusão à sua altura, maior até que a do “irmão” HR-V. A linha 2026 do Honda WR-V chega para se posicionar entre o City, que tem na versão hatch uma espécie de “herdeiro” do Fit, e o HR-V. Para isso, ostenta 4.346 milímetros de comprimento, 1.790 mm de largura, 1.650 mm de altura e um entre-eixos apenas 1 milímetro menor que o do T-Cross — 2.650 mm. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- “O WR-V é um SUV de entrada com porte de B-SUV. Tem espaço imbatível e o DNA Honda em cada detalhe”, simplificou Marcelo Langrafe, Head comercial da marca no Brasil. “Vamos de encontro a um novo público, que ganha uma porta de entrada, para chegar e não sair mais da Honda”, completou o Gerente de Marketing, Ariel Mógor. Honda WR-V 2026 (Lançamento) (Paulo Amaral/Canaltech) Honda WR-V 2026 (Lançamento) (Paulo Amaral/Canaltech) Honda WR-V 2026 (Lançamento) (Paulo Amaral/Canaltech) Honda WR-V 2026 (Lançamento) (Paulo Amaral/Canaltech) Honda WR-V 2026 (Lançamento) (Paulo Amaral/Canaltech) Honda WR-V 2026 (Lançamento) (Paulo Amaral/Canaltech) Honda WR-V 2026 (Lançamento) (Paulo Amaral/Canaltech) Honda WR-V 2026 (Lançamento) (Paulo Amaral/Canaltech) Honda WR-V 2026 (Lançamento) (Paulo Amaral/Canaltech) Honda WR-V 2026 (Lançamento) (Paulo Amaral/Canaltech) Honda WR-V 2026 (Lançamento) (Paulo Amaral/Canaltech) Honda WR-V 2026 (Lançamento) (Paulo Amaral/Canaltech) Honda WR-V 2026 (Lançamento) (Paulo Amaral/Canaltech) Honda WR-V 2026 (Lançamento) (Paulo Amaral/Canaltech) Honda WR-V 2026 (Lançamento) (Paulo Amaral/Canaltech) Honda WR-V mantém motor que “anda mais que 1.0 turbo” Embora tenha muitas novidades em seu retorno ao mercado, o Honda WR-V não mexeu no conjunto mecânico, que segue formado pelo motor 1.5 aspirado com injeção direta, que entrega até 126 cv de potência e 15,8 kgf/m de torque, e trabalha em conjunto com o câmbio automático CVT. Segundo os executivos da marca, ele entrega aceleração linear e sem trancos, assegurando mais conforto. Além disso, “é tão ou mais rápido que alguns motores 1.0 turbo, com o benefício de ser mais econômico”. Os números oficiais aferidos pelo Inmetro apontam que o Honda WR-V tem um consumo médio entre 8,2 e 8,9 km/l com etanol no tanque (cidade e estrada), e roda entre 12 e 12,8 km/l com gasolina, nos mesmos parâmetros. A economia está ligada à engenharia, que usa recursos como o EDDB, que aciona o freio-motor em descidas, além do Step Shift, que proporciona ao motorista a sensação da troca de marchas. Honda WR-V manteve motor 1.5 aspirado de 126 cv de potência sob o capô (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech) O motor será produzido na fábrica de Sumaré, no interior paulista, enquanto o restante do SUV compacto sairá da planta situada em Itirapina, também no estado de São Paulo. Ambas contam com energia limpa, gerada no parque eólico de Xangri-lá, no Rio Grande do Sul. A reportagem do CT Auto questionou os executivos sobre a possibilidade de incorporar uma versão híbrida ao portfólio, mas a resposta foi negativa, já que isso tornaria o SUV muito mais caro. Design e tecnologias do novo WR-V: sem “heranças do Fit” Os executivos da Honda se esforçaram durante toda a apresentação do novo WR-V para desvincular a imagem do SUV de um modelo que, até hoje, tem uma legião de fãs no Brasil: o Fit. O motivo? Ariel Mógor explicou: Novo Honda WR-V é um projeto "totalmente novo", e não mais derivado do Fit (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech) “O antigo WR-V era um carro derivado do Fit, mas o novo, não. Embora alguns carros da Honda compartilhem da mesma plataforma e powertrain, ele é um projeto totalmente novo, e não deriva de nenhum outro carro”. O novo WR-V apresenta cintura alta, frente alta e alargada, traseira redesenhada, novas rodas aro 17, calçadas com pneus 215/55 e um conjunto óptico inédito, também bastante marcante. Em relação ao pacote tecnológico, os destaques da linha 2026 do Honda WR-V vão para a nova central multimídia de 10 polegadas, que oferece pareamento com ou sem fio (Android Auto e Apple CarPlay) e para os recursos do Honda Sensing, que são de série. Quem quiser contar com o myHonda Connect, porém, terá que bancar a versão topo de linha do SUV compacto. Honda WR-V 2026: versões, cores e preços O novo WR-V terá a pré-venda iniciada nesta sexta-feira (17) em todo o Brasil, e será oferecido em sete cores diferentes: Branco Tafetá, Prata Platinum, Azul Cósmico e Cinza Basalto (metálicas), além das perolizadas Branco Topázio, Preto Cristal e Azul Aurora. Toda a linha 2026 do Honda WR-V sairá de fábrica com 6 anos de garantia total, “sem letras miúdas no contrato”, segundo os executivos. Paleta de cores do WR-V é formada apenas por tons mais sóbrios (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech) Confira abaixo as versões e preços do SUV compacto:
Honda WR-V EX: R$ 144.900,00
Honda WR-V EXL: R$ 149.900,00 Leia também: Quanto custaria um Chevrolet Omega hoje, com a inflação? Quanto custaria uma Mobylette antiga hoje, com a inflação? Vídeo: Testamos o Civic Hybrid — o melhor de todos os tempos? Leia a matéria no Canaltech.