Herdeiros de beneficiários do INSS poderão pedir ressarcimento por descontos ilegais a partir desta quarta (19)
Segundo o Instituto, são cerca de 800 mil vítimas da fraude que morreram entre março de 2020 e março de 2025. Os herdeiros de aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos ilegais e morreram antes da Operação sem Desconto poderão pedir o ressarcimento a partir de amanhã.
Segundo o Instituto, são cerca de 800 mil vítimas da fraude que morreram entre março de 2020 e março de 2025.
Agora, o INSS anunciou que vai devolver o dinheiro desviado aos herdeiros dos aposentados e pensionistas que sofreram descontos ilegais.
Segundo o instituto, o valor descontado antes da morte dos beneficiários soma quase R$ 700 milhões de reais.
Quem for titular de pensão por morte deve acessar o aplicativo Meu INSS; ligar na central 135; ir a um PrevBarco ou a uma agência dos Correios. O valor será dividido entre os pensionistas.
Herdeiros sem vínculo com o INSS precisam primeiro comprovar o parentesco para ter o direito reconhecido, como explicou na TV Globo o presidente do INSS, Gilberto Waller Jr.
A CPMI do INSS pretende ouvir hoje a advogada Cecília Rodrigues Mota, ex-presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas Nacional e da Associação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil.
As investigações apontam que as entidades comandadas por ela foram beneficiadas por cobranças indevidas.
Também está marcado para hoje o depoimento do empresário João Carlos Camargo Júnior, sócio-administrador da Mkt Connection Group.
Ele aparece nos requerimentos da comissão devido a repasses considerados suspeitos feitos pela entidade Amar Brasil.
