HDD é a nova vítima da alta demanda por IA e altos preços por falta de estoque

 

Fonte:


A crescente necessidade de processamento de IA tem aumentado a demanda por hardware. Alguns desses componentes são mais exigidos, como os drives de armazenamento. Essa demanda que não para de crescer tem feito os preços aumentarem e colocado esse segmento sob pressão, principalmente pela falta de investimento em infraestrutura para atender à nova necessidade. Qual a diferença entre HD e SSD? Jogar com SSD ou HDD? Veja se tem diferença de desempenho Um levantamento da TrendForce revela que HDDs, que os usuários comuns já não buscam tanto em prol da velocidade que os SSDs oferecem, estão "enfrentando graves escassez de abastecimento, colocando SSDs de alto desempenho, mas de custo mais elevado, no centro das atenções do mercado". Por conta disso, SSDs de alta capacidade "poderão registar um crescimento explosivo em 2026". Infraestrutura antiga não acompanha nova demanda Dois fatores são causadores da baixa oferta e aumento dos preços nesse mercado: o primeiro deles é a estrutura de fabricação desatualizada, que tinha sido feita para atender um nível demanda menor até então e nunca foi atualizada. A segunda causa é o boom na demanda por esse componente por causa da adoção cada vez maior por grandes corporações por conta da IA. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- 📈 Following SanDisk’s 10% #NAND hike and Micron’s week-long pricing freeze, #WesternDigital is joining the price-raise club! #HDDs across all capacities are set to go up, and ocean freight delays could stretch delivery by weeks—better plan your orders now!💡More:… pic.twitter.com/iFj1vCPW5E — TrendForce (@trendforce) September 15, 2025

A TrendForce publicou nas redes sociais uma carta da Western Digital, uma das maiores players no segmento de armazenamento. Ela diz que "estará implementando aumento de preço em todos os produtos de HDD gradualmente", começando por agora: "Com uma demanda sem precedentes por todos os recursos do nosso portfólio, estamos investindo para promover a inovação e liderar o futuro. Para apoiar esse crescimento e garantir a excelência contínua, além de continuar a oferecer a vantagem de um custo total de propriedade mais baixo aos nossos clientes, implementaremos gradualmente aumentos de preço em todos os produtos HDD, com efeito imediato". Memória RAM também passa por algo parecido, já que existe uma exigência pela memórias DDR5 por parte dos data centers. Veja mais do CTUP:

SSD usado vale a pena? 5 cuidados ao comprar

Como saber se o seu SSD ou HDD está com defeito? 5 erros mais comuns ao comprar um SSD e como evitá-los   Leia a matéria no Canaltech.