Hamas quer alcançar um acordo e começar 'imediatamente' troca de prisioneiros, afirma alto dirigente

 

Fonte:


Um alto dirigente do Hamas declarou neste domingo que o grupo está muito interessado em alcançar um acordo para pôr fim a quase dois anos de guerra em Gaza e iniciar imediatamente uma troca de prisioneiros com Israel.

Negociadores israelenses e do Hamas devem finalizar os detalhes do acordo durante conversas no Egito, depois que o grupo palestino aprovou um plano de paz proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Os representantes do Hamas, que partiram do Catar, devem chegar ao Egito neste domingo, onde realizarão negociações indiretas com a delegação israelense, informou o dirigente, que falou sob condição de anonimato.

— O Hamas tem grande interesse em chegar a um acordo para encerrar a guerra e iniciar imediatamente o processo de troca de prisioneiros — afirmou. — A ocupação não deve dificultar a implementação do plano do presidente Trump. Se a ocupação tiver intenções genuínas de chegar a um acordo, o Hamas está disposto — acrescentou.

Uma fonte palestina próxima ao Hamas disse à AFP que as duas delegações estarão no mesmo edifício.

— As negociações têm como objetivo discutir o cronograma para preparar as condições no terreno para a transferência dos cativos mantidos em Gaza, como prelúdio para o início do processo de troca de prisioneiros — explicou.

A fonte acrescentou que, nas comunicações com os mediadores, o Hamas insistiu que é essencial que Israel interrompa as operações militares em todas as áreas da Faixa de Gaza.

— Paralelamente à suspensão da atividade militar israelense, o Hamas e as facções da resistência também cessarão suas operações e ações militares — completou.