Guterres está 'profundamente alarmado' com ataque à Venezuela, diz porta-voz

 

Fonte:


O secretário-geral da ONU, António Guterres, está profundamente alarmado com a ação dos EUA na Venezuela, que estabelece "um precedente perigoso", disse seu porta-voz em um comunicado neste sábado.

"O secretário-geral continua a enfatizar a importância do pleno respeito – por todos – ao direito internacional, incluindo a Carta da ONU. Ele está profundamente preocupado com o fato de as normas do direito internacional não estarem sendo respeitadas", disse o porta-voz da ONU.

Trump confirma ataque contra a Venezuela e diz que EUA capturaram Maduro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta madrugada que forças americanas realizaram um ataque militar de grande escala contra a Venezuela e capturaram o presidente Nicolás Maduro. A declaração foi feita pelo próprio Trump em uma rede social.

Segundo o presidente americano, a operação resultou na prisão de Maduro e de sua esposa, que teriam sido retirados do país por via aérea. Trump disse que a ação foi conduzida em conjunto por várias agências dos Estados Unidos e por forças de aplicação da lei, mas não informou para onde o presidente venezuelano foi levado nem qual foi a base legal da captura.

Mais cedo, o governo da Venezuela havia denunciado um ataque militar dos Estados Unidos em Caracas e nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira.

O presidente dos Estados Unidos afirmou ainda que mais detalhes sobre a operação serão apresentados em uma coletiva de imprensa marcada para as 11h, no horário local, em Mar-a-Lago, na Flórida. A Casa Branca, o Pentágono e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos ainda não divulgaram comunicados oficiais detalhando a ação.