Greve de ônibus em SP: Nunes chama empresários de 'irresponsáveis' por atraso em 13º salário

 

Fonte:


O prefeito Ricardo Nunes (MDB) chamou os empresários do setor de transporte coletivo de "irresponsáveis" pelo atraso no pagamento de 13º salário de motoristas e cobradores de ônibus na cidade de São Paulo. O suposto atraso motivou a paralisação que ocorre na cidade nesta terça-feira (9). O prefeito convocou os empresários do setor para uma reunião ainda nesta terça, para tentar solucionar o problema.

A manifestação começou por volta das 16h30 e atinge diversas regiões do município. A prefeitura suspendeu o rodízio de veículos. O atraso para o pagamento foi justificado pelas empresas, segundo o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, por um problema que envolve a prefeitura.

— Os empresários teriam que ter pago uma primeira parcela do 13º agora no final de novembro. Eles solicitaram para o sindicato um prazo para pagar no dia 12 (de dezembro) as duas parcelas. Estava tendo um problema de repasse de verba com a prefeitura e eles não teriam condições de fazer o pagamento. O sindicato entendeu (naquele momento). Conversamos com a categoria e aceitamos — afirma Nailton Souza, diretor de organização e relações do trabalho do sindicato da categoria.

Nesta terça, no entanto, o sindicato recebeu um comunicado da entidade patronal, informando que não conseguiriam cumpriu o acordo e pagar o 13º na próxima sexta-feira. Com a notícia, motoristas começaram a tirar os ônibus de circulação em diversas regiões da cidade.

Em vídeo enviado para os motoristas e cobradores, Nunes nega problemas de repasses de recursos para as empresas de ônibus.

— Todos os pagamentos da prefeitura de São Paulo as empresas de transporte coletivo estão em dia, portanto não existe motivo algum para que eles atrasem o pagamento do salário, em especial no caso aqui, do 13º [...] a questão desses empresários irresponsáveis, quem vai tratar com eles sou eu — diz o prefeito. Veja o vídeo completo a seguir:

Greve de ônibus em SP: