GPUs da AMD ficarão mais caras e há esforços para evitar um forte impacto

 

Fonte:


Quando falamos da atual crise de DRAM, memória RAM é o que vem primeiro à mente. Porém outras peças de PC usam esse componente, como a placa de vídeo. No fim do ano passado, rumores diziam que a AMD estaria aumentando os preços de suas GPUs Radeon. Agora, o Time Vermelho diz estar trabalhando próximo de suas parceiras para manter o preço o mais perto do sugerido inicialmente possível.

Entenda a nomenclatura das placas de vídeo AMD Radeon

RDNA 4: Guia completo com tudo sobre a nova arquitetura gráfica da AMD Em uma roda de conversa com a imprensa durante a CES 2026, David McAfee, vice-presidente da divisão de CPUs Ryzen e GPUs Radeon, respondeu às perguntas sobre a possibilidade de aumento de preço das placas de vídeo por conta da escassez de memória. Assim como disse a NVIDIA, ele afirma também que a empresa tem trabalhado de perto com as fabricantes para que o estoque necessário seja garantido e o preço não seja alterado: "Temos parcerias estratégicas de longa data com todos os fabricantes de DRAM para garantir que tanto a quantidade de fornecimento que necessitamos como os preços a que podemos comprar sejam compatíveis com o nosso negócio de placas gráficas". -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- O executivo da AMD reforça, no entanto, que não é possível prever o futuro, mas mantém também um relacionamento próximo com suas parceiras que produzem placas de vídeo Radeon customizadas. "Sem a memória pelo preço certo, produzir placas com nossos parceiros que atinjam o preço e o mercado certos é uma equação difícil de resolver", adiciona. Diferente da NVIDIA, a AMD parece não estar tendo trabalho com suas GPUs de 16 GB (Imagem: Gigabyte/Divulgação) AMD vai no caminho oposto da NVIDIA O rumor do fim de 2025 dizia que a AMD já teria notificado suas parceiras que suas placas de vídeo iriam ficar pelo menos 10% mais caras. Essas informações não-oficiais apontavam para um aumento específico por 8 GB de memória de vídeo. Isso implicaria em um encarecimento ainda maior na série RX 9070, já que ambas as GPUs contam com 16 GB. Por enquanto, os rumores mais recentes sobre o impacto da crise de DRAM em placas de vídeo apontam para uma mudança estratégica por parte da NVIDIA, com diminuição no envio de GPUs às parceiras até o encerramento de modelos específicos. Veja mais do CTUP:

AMD está se preparando para empilhar memória cache L2 em futuras CPUs

NVIDIA está encerrando a produção da RTX 5070 Ti, de acordo com a ASUS Novas CPUs Intel Core Ultra 200 Plus para desktop e notebook chegam até abril   Leia a matéria no Canaltech.