Governo estuda acabar com exigência de exame psicológico para tirar CNH

 

Fonte:


Além das mudanças previstas na resolução do Contran, o governo ainda estuda acabar com a exigência de exame psicológico para quem vai tirar Carteira Nacional de Habilitação (CNH), inclusive motoristas profissionais. Essa proposta será discutida nesta quarta-feira (3) numa reunião entre os ministros do Transporte, Renan Filho, e da Casa Civil, Rui Costa.

Hoje, esse exame é feito por um psicólogo especializado no momento da obtenção da primeira habilitação. O argumento de técnicos envolvidos no assunto é de que inaptidão nesses testes é de apenas 0,01%, então não teria sentido mantê-los.

A outra mudança que o governo quer fazer é a renovação automática para o bom condutor. No entanto, essas medidas não estão incluídas na resolução aprovada pelo Contran que muda as regras para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.

O governo ainda vai decidir se envia um projeto de lei ou Medida Provisória para garantir as mudanças adicionais. Hoje, o bom condutor é aquele que não comete infração de trânsito no período de um ano, mas isso também pode mudar. Estas novas propostas devem ser anunciadas por Lula na cerimônia que está sendo preparada no Palácio do Planalto.