Governo diz que incêndio em reator no Paraná causou apagão em ao menos oito estados e no DF

 

Fonte:


Segundo nota divulgada pelo Ministério de Minas e Energia e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, a ocorrência desligou toda a subestação e desinterligou as regiões Sul e Sudeste/Centro - Oeste, ocasionando contingência severa. O governo federal informou que um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, causou o apagão em ao menos oito estados e no Distrito Federal. Segundo nota divulgada pelo Ministério de Minas e Energia e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, a ocorrência desligou toda a subestação e desinterligou as regiões Sul e Sudeste/Centro - Oeste, ocasionando contingência severa. Isso gerou o desligamento de cerca de 10.000 MW de cargas.

Segundo o governo, o retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira controlada, logo nos primeiros minutos, sendo que até 1h30min todas as cargas das Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro - Oeste foram restabelecidas. O tempo de retorno, inclusive, foi menor que as ocorrências deste porte já ocorridas no sistema.

Qual foi a causa do apagão? Empresas citam sistema automático de desligamento e governo investiga incêndio

Vídeo mostra momento que apagão deixou aeroporto Santos Dumont, no Rio, às escuras; veja

Hoje será realizada uma reunião preliminar com os principais agentes envolvidos para identificar as causas e o ONS deverá realizar reunião preliminar de Análise da Perturbação para elaborar um Relatório de Análise da Perturbação até sexta-feira.

Apagão atingiu parte do Brasil nesta madrugada

Momento da queda de luz no Aeroporto Santos Dumont no Rio.

Reprodução

Moradores de várias regiões do país relataram um apagão no início da madrugada desta terça-feira. Ao menos onze estados teriam sido afetados. Em alguns casos foi notada uma queda de apenas alguns segundos da energia elétrica. Em outros, as ruas e os imóveis ficaram até 20 minutos sem luz.

Moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais e Santa Catarina, por exemplo, relataram apagões que duraram entre 30 minutos e uma hora, de acordo com informações das concessionárias locais e relatos nas redes sociais.