Governadores de direita oferecem apoio e tropas a Cláudio Castro

 

Fonte:


A mobilização reúne nomes como Tarcísio Freitas, de São Paulo; Ronaldo Caiado, de Goiás; Jorginho Mello, de Santa Catarina; e Romeu Zema, de Minas Gerais. Após a operação policial mais letal da história no Rio de Janeiro, governadores de direita se articulam para prestar apoio a Claudio Castro e oferecem inclusive tropas para serem enviadas à capital fluminense.

Governador de Goiás oferece tropas do estado para ajudar na segurança pública do Rio

Número de mortos em megaoperação no Rio sobe para 121, diz secretário de Polícia Civil

A mobilização reúne nomes como Tarcísio Freitas, de São Paulo; Ronaldo Caiado, de Goiás; Jorginho Mello, de Santa Catarina; e Romeu Zema, de Minas Gerais, que participaram, nesta quarta-feira (29), de uma reunião por videoconferência com o governador do Rio de Janeiro.

Alguns governadores, como o próprio Caiado, ofereceram tropas para serem enviadas ao Rio de Janeiro. Ibaneis Rocha, do DF, ofereceu a inteligência da polícia do DF para ajudar no Rio de Janeiro, mas não deve mandar soldados para fora de Brasília no momento. Ratinho Jr. do Paraná, também ofereceu tropas para o Rio de Janeiro.

O grupo de governadores, segundo Caiado, decidiu viajar ao Rio de Janeiro na quinta-feira (30) para prestar solidariedade e oferecer apoio às forças policiais que participaram da operação.

"Está sendo organizado, neste momento, pelo governador Jorginho Melo. Estaremos todos nós no Rio de Janeiro para prestar solidariedade ao governador Cláudio Castro e, ao mesmo tempo, também oferecer um apoio ali às forças de segurança do estado do Rio de Janeiro. Para vocês terem uma ideia, nós temos que entender que o Rio de Janeiro, hoje, é um local onde todas as lideranças do Comando Vermelho no Brasil estão ali concentradas porque ali eles têm um verdadeiro espaço totalmente dominado e imune a qualquer ação da justiça ou da lei do Brasil."

Os nomes da Comitiva ainda serão fechados. Já estavam confirmados Ronaldo Caiado, de Goiás, Jorginho Mello, de Santa Catarina, Mauro Mendes, do Mato Grosso, Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, Romeu Zema, de Minas Gerais, e a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão. Cláudio Castro agradeceu o apoio recebido dos colegas e inclusive para reforçar que a operação foi um sucesso.

"Acabei de sair de uma reunião com diversos governadores, onde foi demonstrado solidariedade, apoio, parabenizando a operação. Oque nos dá certeza de ontem ter poder ser o início de um grande processo no Brasil."

Além da reunião para prestar apoio, há expectativa de troca de informações e recursos entre as forças de segurança, além da definição da quantidade de tropas que podem ser enviadas ao Rio de Janeiro pelos aliados de Cláudio Castro.