É golpe: criminosos fazem supostas cobranças em nome da Receita e de outros órgãos públicos

 

Fonte:


Se você receber a ligação de um suposto funcionário de instituição pública, como a Receita Federal, fazendo qualquer cobrança, é melhor redobrar a atenção antes do pagar. O órgão recebeu relatos de tentativas de golpe com esta dinâmica e alertou que não solicita pagamentos por telefone, e-mail ou mensagens.

Licença-paternidade: Barroso quer que Hugo Motta informe sobre andamento de projetos que tramitam na Câmara

Ajuda divina: orçamento no vermelho leva mais fiéis à igreja de Santa Edwiges, protetora dos endividados

As ações criminosas costumam se dar por ligações telefônicas, nas quais os golpistas orientam as vítimas a realizarem transferências via Pix ou QR Code, para um procedimento de segurança ou um recolhimento oficial. Em alguns casos, o QR Code utilizado corresponde a um documento de arrecadação legítimo, mas vinculado a outro contribuinte. O documento de arrecadação (DARF ou DAS) é emitido em nome de terceiros.

A Receita Federal explicou, no entanto, que quando há valores devidos, o próprio cidadão deve gerar os documentos de arrecadação (DARF e DAS) nos canais oficiais do órgão, disponíveis no site www.gov.br/receitafederal.

Atenção às principais recomendações

Desconfie de qualquer pedido de pagamento via PIX ou QR Code que não venha acompanhado de documento oficial.

Não realize transferências a partir de informações recebidas por telefone ou aplicativos de mensagem.

Verifique sempre a autenticidade dos canais de atendimento antes de fornecer dados pessoais ou efetuar pagamentos.

Em caso de dúvida, o cidadão deve buscar orientação nos canais oficiais de atendimento da Receita Federal ou entrar em contato com a Ouvidoria.