Gabarito extraoficial do Enem 2025 será disponibilizado pelo GLOBO após realização das provas; saiba como ver
Setenta professores do Elite, rede de ensino nacional com unidades em oito estados e no Distrito Federal, estarão a postos — na redação do GLOBO e em diferentes salas de aula — para a realização da correção extraoficial do Enem 2025 no próximo domingo (9), quando será aplicada a prova de Linguagens e Ciências Humanas, além da Redação. O evento ganhará transmissão ao vivo e gratuita, nos canais digitais do GLOBO, a partir das 18h30. Na semana que vem, ocasião em que ocorrerá os exames de Matemática e Ciências da Natureza, o gabarito também será revelado da mesmíssima forma, com análises apuradas de cada questão.
Reta final: Ansioso para o Enem 2025? Controle do nervosismo é fundamental para bom desempenho na prova
Cálculo das notas: Compreensão do sistema TRI no Enem 2025 é fator decisivo para bom desempenho na prova; entenda
Gerente pedagógico do Ensino Médio e do pré-vestibular do Elite, parceiro da plataforma Amplia, Lucas Vieira ressalta que o acompanhamento da resolução da primeira etapa da prova pode oferecer aos estudantes um "olhar prévio" sobre os assuntos que provavelmente serão abordados em Matemática e Ciências da Natureza. Está aí uma "pista" valiosa para quem quer chegar mais seguro ao segundo dia.
— A partir do que rolou na primeira prova, dá para entender a linha que o exame pode seguir no último dia — frisa Lucas Vieira. — O objetivo da live com o gabarito é justamente trazer um comentário mais amplo sobre as provas para que os alunos aliviem suas angústias. Alguns saem com a sensação de que foram mal, e muitas vezes o exame é que trouxe um nível de complexidade maior para todos os estudantes. Na transmissão ao vivo, gente fará, então, a revisão de cada questão para que os alunos vejam determinado padrões ou recorrências que a prova apresentou.
Galerias Relacionadas
No próximo domingo (9), sob a apresentação do repórter Pedro Guimarães, a transmissão ao vivo também reunirá observações detalhadas sobre o tema da Redação. Na semana posterior, quem comandará o evento será o repórter Pedro Willmersdorf.
Initial plugin text
Vale lembrar que o gabarito oficial só será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em até dez dias após o último dia de prova — ou seja, até 26 de novembro. E mais. Os candidatos só poderão deixar o local de aplicação com o caderno de questões, para conferir as respostas, nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
— Especificamente sobre a Redação, nossos professores vão falar acerca da relevância do tema, comentar se o assunto já era esperado e listar repertórios que os alunos poderiam ter utilizado dentro da temática proposta — adianta Lucas Vieira. — Nas outras frentes, as análises serão semelhantes, com comparações a abordagens feitas por edições anteriores do exame.
Alunos do Elite durante preparação para o Enem
Guito Moreto/Agência O Globo
Com um total de 180 questões de múltipla escolha — sendo 90 para cada dia de prova —, o Enem é avaliado hoje por especialistas como um "teste de resistência". Não à toa, a recomendação geral é que os estudantes tenham cuidado redobrado com o corpo e a mente nos dias anteriores ao exame, que no próximo domingo será aplicado entre 13h30 e 19h.
— O aluno pode ter desenvolvido todas as habilidades e competências necessárias ao longo do ano, mas está apto a ser, infelizmente, prejudicado por uma questão emocional ou até mesmo física. Por isso, a gente sempre recomenda que, neste período próximo ao fim de semana, o estudante tome um cuidado maior com a alimentação para que não tenha contratempos. E que eles também invistam em atividades de descompressão e relaxamento — aconselha Lucas. — É importante administrar a ansiedade para ir para a prova mais seguro.
