'Futebol fica em segundo plano': incêndios florestais suspendem jogo entre Universidad de Chile e Racing
Os incêndios florestais que atingem o Chile — país que tem as regiões de Biobío e Ñuble em estado de catástrofe, conforme decretado neste domingo pelo presidente Gabriel Boric — também causam impacto no futebol. O jogo entre Universidad de Chile e Racing, que aconteceria nesta noite no Estádio Ester Roa Rebolledo, em Concepción, foi suspenso. Ao longo do dia, o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres está emitindo alertas de evacuação justamente para essa região.
Conforme divulgado pelo clube chileno, os organizadores do amistoso cancelaram a realização da partida por conta dos incêndios. A cidade de Concepción, onde seria realizado o jogo, fica na região de Biobío e próxima a Ñuble. "Diante dessa situação trágica, o futebol fica em segundo plano", diz trecho do comunicado de La U.
"A decisão se deve à magnitude da catástrofe, bem como ao objetivo das autoridades de priorizar recursos e salvaguardar a segurança da população. Como clube, expressamos nossa solidariedade e apoio às famílias afetadas e nos colocamos à disposição, enquanto Club Universidad de Chile, para o que for necessário", completa a nota divulgada neste domingo.
O Racing, por sua vez, também divulgou uma nota, em que lamenta o ocorrido e expressa a solidariedade às pessoas afetadas por essa tragédia. Com isso, no entanto, o elenco do clube argentino irá retornar a Buenos Aires.
Mais de 50 mil pessoas foram evacuadas e pelo menos 15 morreram.
