Furacão Priscilla se forma em águas do Pacífico e ameaça o México

 

Fonte:


O furacão Priscilla se formou neste domingo em águas do Pacífico, diante da costa ocidental do México, onde deve avançar sem tocar terra, mas provocando chuvas em diversos estados, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

À 0h desta segunda-feira (hora local), o furacão localizava-se a 460 quilômetros a sudoeste de Cabo Corrientes, no estado mexicano de Jalisco (Oeste), com ventos máximos sustentados de 120km/h, enquanto se deslocava em direção noroeste a 6km/h.

Prevê-se que o centro do sistema, de categoria 1 numa escala de 1 a 5 da Saffir-Simpson, se mova mar adentro e em paralelo à costa oeste do México durante os primeiros dias da semana, segundo a previsão.

“Espera-se um fortalecimento adicional nos próximos dias, e prevê-se que Priscilla se converta em um furacão de categoria 2 mais adiante nesta semana”, acrescentou o NHC em seu relatório.

O governo mexicano instou a população das zonas vulneráveis a adotar medidas preventivas, enquanto a chefe nacional de Proteção Civil, Laura Velázquez, realizava inspeções no município de Manzanillo (estado de Colima, Oeste) para identificar riscos e informar a população, segundo um comunicado oficial.

O Serviço Meteorológico Nacional estima que Priscilla provocará tempestades elétricas muito fortes a torrenciais, acompanhadas de granizo, ventos e ondas elevadas nos estados ocidentais de Michoacán, Jalisco, Colima, Guerrero e Nayarit.

Os governos federal e locais “mantêm ativa a zona de vigilância por efeitos de ventos de tempestade tropical desde Punta San Telmo, em Michoacán, até Punta Mita, em Nayarit”, acrescenta o comunicado.

O México sofre todos os anos o impacto de furacões, tanto na costa do Pacífico quanto na do Atlântico, normalmente entre maio e novembro.