Frente fria no RS provoca tornado em Pelotas e danos em 16 municípios

 

Fonte:


Um tornado com rajadas de ventos de 75 km/h atingiu a cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, na última quinta-feira. O evento climático, provocado por uma frente fria que alcançou o estado, não deixou vítimas. Já o município de Estrela teve um vendaval que destelhou 63 imóveis. Outras 15 cidades do estado também foram afetadas pelas fortes chuvas.

O tornado ocorrido em Pelotas foi registrado pela estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) localizada no Campus da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). O fenômeno aconteceu por volta de 10h45, no bairro Fragata, e causou danos em uma oficina de carros. De acordo com a Prefeitura de Pelotas, foram registradas ainda chuvas acima de 40 milímetros em um intervalo de 30 minutos, o que provocou alagamentos em algumas regiões da cidade. A gestão do município informou que houve quedas de árvores, postes e telhados em decorrência dos fenômenos climáticos.

Mais ao interior do estado, Estrela foi a cidade com mais ocorrências registradas por conta da frente fria que atinge o Rio Grande do Sul. Segundo a Defesa Civil estadual, o vendaval que atingiu a cidade destelhou 60 residências e três escolas. Houve ainda registro de quedas de árvores e bloqueios de estradas do município.

— Todas as equipes do governo estão na rua: a Secretaria de Obras, a Defesa Civil e também a Educação, porque a gente teve registro de três escolas destelhadas e inúmeras casas. A gente tá pedindo para as pessoas avisarem se tem alguma ocorrência, porque a gente está atendendo e trabalhando muito para restabelecer o mais rápido possível — afirmou a prefeita de Estrela, Carine Schwingel.

A Prefeitura de Estrela anunciou, na tarde desta sexta-feira, a instalação de um ponto fixo de atendimento às famílias atingidas pelo vendaval, localizado no bairro Pinheiros — região com maior número de ocorrências, de acordo com a gestão municipal. No local, haverá acolhimento de demandas — que são, sobretudo, de pessoas que aguardam o recebimento de lonas ou telhas para restaurar os telhados de suas residências. Assistentes sociais também estarão no bairro para atendimento. O município abriu outro ponto de apoio na Secretaria Municipal de Habitação, no Centro.

Além de Pelotas e Estrela, as cidades de Aceguá, Arroio Grande, Barra do Quaraí, Capão do Leão, Chuí, Cruz Alta, Cruzeiro do Sul, Entre-Ijuís, Estância Velha, Itaqui, Jaguarão, Pedras Altas, Rio Grande, São Nicolau e Uruguaiana registraram danos causados por chuvas.

— Nas últimas semanas, as temperaturas estiveram muito elevadas, e a passagem de frentes frias intensificou a instabilidade, gerando alguns temporais localizados de forte intensidade, como foi o caso de Estrela e Pelotas. O sol pode aparecer entre muitas nuvens no estado, mas nos próximos dias continua o risco para eventuais tempestades localizadas, especialmente norte e oeste do estado; no norte do estado, sobretudo na divisa com Santa Catarina, pode ter elevados volumes de chuva, até mesmo passando dos 100mm. As temperaturas terão uma queda entre esta sexta-feira e o sábado, especialmente faixas sul e leste do estado, com vento úmido do mar, voltando a sensação de abafamento e elevação das temperaturas a partir do final de semana — afirmou o meteorologista Marcelo Schneider, do Inmet.