Fred, Mia e Amora: explosão no Tatuapé provoca fuga de animais de estimação e preocupa vizinhos
Moradores da Rua Francisco Bueno, no Tatuapé, ainda lidam com os efeitos da explosão ocorrida na noite desta quinta-feira (13). Além da destruição de casas e interdição de 21 imóveis vizinhos, os animais de estimação fugiram durante o tumulto e permanecem desaparecidos.
Explosão no Tatuapé: Defesa Civil interdita 21 imóveis vizinhos do depósito de fogos de artifício incendiado em São Paulo
Assista: Vídeo mostra momento de explosão em galpão de fogos de artifício na Zona Leste de SP
Segundo informações da TV Globo, a confusão provocada pelo barulho e pelo desabamento das residências fez com que cachorros e gatos deixassem suas casas. Irene, vizinha do imóvel atingido, relata que o cachorro Fred, de cinco anos, desapareceu durante a explosão. “Eu apelo para que, se alguém viu o Fred, entre em contato. Meu neto está desolado, a mãe na UTI e o cachorrinho desaparecido”, disse.
Outra moradora, Sandra, perdeu sua gata Mia. “Conseguimos recuperar os cachorrinhos, mas a gata sumiu. Não sei se fugiu ou foi atingida na confusão”, afirmou, emocionada em entrevista à TV Globo.
Nem todos os animais, porém, permaneceram perdidos. A cachorrinha Amora ficou desorientada após a casa de sua dona, Fátima, ser atingida, mas foi resgatada por vizinhos. Sandra Souza, de 65 anos, contou ao Metrópoles que Amora tentava entrar novamente no imóvel destruído: “Caiu a casa toda, ela foi atingida e socorrida no hospital. A cachorrinha ficou perdida, tentando entrar no imóvel de todo jeito”, relatou.
Assista:
Vídeo mostra momento de explosão em galpão de fogos de artifício na Zona Leste de SP
A explosão, registrada por volta das 19h45, destruiu completamente o imóvel que abrigava um depósito irregular de fogos de artifício na parte dos fundos. Um homem morreu e ao menos 10 pessoas ficaram feridas, incluindo a nora de Irene, que segue na UTI após sofrer cortes no rosto e bater a cabeça.
Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não é possível determinar a causa exata da explosão. “Estamos trabalhando com cautela para verificar evidências quanto aos explosivos. Sabemos que seria um depósito de fogos usados em balões”, informou um oficial.
Imagens mostram a dimensão do acidente: nuvens de fumaça, destroços nas ruas e moradores assustados. Carros foram danificados, vidros de prédios quebrados e, por horas, ainda havia foco de incêndio em quintais próximos. Enquanto a Defesa Civil mantém 21 casas interditadas, os moradores seguem em busca de seus pets desaparecidos.
