FPF revela novo formato do Paulistão inspirado na Liga dos Campeões

 

Fonte:


No São Paulo, Oscar avalia aposentadoria após episódio de alteração cardiológica; Mattos sai em defesa de Neymar. O meia Oscar, do São Paulo, avalia se aposentar dos gramados após o episódio desta terça-feira, em que apresentou alterações cardiológicas. A informação foi revelada pelo ge.globo. Ele estuda a possibilidade de uma rescisão amigável com o Tricolor, com quem tem contrato até o fim de 2027.

Na manhã dessa terça-feira (11), Oscar passou mal e chegou a desmaiar durante um teste na bicicleta no CT do clube. O exame fazia parte dos testes de pré-temporada que o Tricolor adiantou, aproveitando a última Data Fifa do ano. O jogador foi atendido pelos médicos do clube e do Hospital Israelita Albert Einstein, que acompanhavam os testes. Em seguida, foi levado de ambulância diretamente para a UTI do próprio Einstein, na Zona Sul da capital paulista.

Em agosto, ao ser avaliado por conta da fratura das vértebras que sofreu num clássico contra o Corinthians, exames mostraram uma alteração. O jogador foi investigar, mas recebeu um laudo que o liberava para jogar. No seu retorno ao Brasil, Oscar tem jogado pouco. Por conta de lesões, ele não entra em campo desde o dia 19 de julho. Foram 21 jogos em 2025.

No Santos, o comportamento de Neymar ainda segue em pauta. Depois de reclamar de ter sido substituído no duelo contra o Flamengo no último final de semana, o jogador ligou para o técnico Juan Pablo Vojvoda e admitiu que exagerou nas reclamações.

Segundo revelou o ge.globo, ele atribuiu seu mau comportamento ao nervosismo com a atuação do árbitro Sávio Pereira Sampaio, considerada por ele muito ruim. O diretor executivo de futebol do Santos, Alexandre Mattos, usou as redes sociais para apoiar Neymar. No texto, o dirigente inicia a defesa ao camisa 10 dizendo que “gênios são incompreendidos” e que seres humanos “acertam e erram”. Mattos também fala sobre dar apoio ao craque e afirma que estará junto para “tomar as porradas da vida”.

Na noite dessa terça-feira (11), a Federação Paulista de Futebol divulgou o novo formato do Campeonato Paulista. O modelo é inspirado na Liga dos Campeões da Europa. A competição, a princípio, terá 11 datas na próxima edição. Os times se enfrentarão dentro do próprio pote e terão mais cinco rodadas contra os adversários dos outros potes, totalizando oito jogos na primeira fase. Os principais clássicos regionais, entre Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, estão garantidos na primeira fase. Além desses confrontos, teremos:

Santos: Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Bragantino, Novorizontino, Velo Clube, Guarani e Noroeste

Palmeiras: Santos, São Paulo, Corinthians, Novorizontino, Mirassol, Guarani, Portuguesa e Botafogo-SP

São Paulo: Santos, Palmeiras, Corinthians, Mirassol, São Bernardo, Portuguesa, Ponte Preta e Primavera

Corinthians: Santos, Palmeiras, São Paulo, Bragantino, São Bernardo, Velo Clube, Ponte Preta e Capivariano

As oito melhores equipes avançam para o mata-mata, que terá as eliminatórias em jogos únicos. Os dois piores caem para a Série A2. Há a possibilidade, porém, de a decisão ser disputada em dois jogos, abrindo uma 12ª data para o estadual.